GOVERNADOR RUI COSTA EM LAURO DE FREITAS

O primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (7), com a presença do governador Rui Costa, deputados, empresários e o povo que lotou a área externa do equipamento. A performance de grupos culturais espalhou um clima de festa na área.
O CALF reúne em só lugar doze secretarias. Foram inaugurados ainda uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAIJ) e uma Academia de Saúde, na Itinga, e a ampliação da estação de transbordo do metrô e do sistema de abastecimento de água. O governador também anunciou a construção de uma escola de segundo grau, em Portão, e um hospital de tratamento prolongado no município.
O CALF foi adquirido pela prefeitura por meio da lei de contrapartida social, firmada com o empreendimento Parque Shopping Bahia, sem nenhum custo, e está localizado em um terreno de 5.649 m², onde também funciona a Central Geral de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (CGAE). O equipamento, composto por três edificações, promove a integração dos serviços oferecidos pela gestão municipal à população.
Durante sua fala, o governador ressaltou a relevância do CALF. “Este centro administrativo vai ajudar muito na organização dos serviços públicos aqui em Lauro. Quero parabenizar a Prefeitura e os empresários pela parceria.” Rui destacou ainda a importância para o município da UAIJ e da ampliação da estação de transbordo. Também foram entregues pelo governo do estado 60 ambulâncias para diversos municípios, inclusive Lauro de Freitas, e mais de 30 ônibus escolares.
Com investimentos de R$ 2,4 milhões, a UAIJ e a Academia de Saúde, construídas em um mesmo espaço, são destinadas ao atendimento de jovens e adolescentes de 12 a 18 anos que possuam alguma dependência química, e que por conta desta condição se encontrem em situação de vulnerabilidade. A unidade, localizada no Bairro da Itinga, em frente ao Colégio Municipal Dois de Julho, será administrada pela Prefeitura.
A prefeita Moema Gramacho agradeceu o apoio e as entregas do governo do estado, e destacou outras obras fruto da parceria entre as duas administrações. “As obras entregues hoje se somam a muitas outras já executadas ou em execução, como a implantação do esgotamento sanitário, a macrodrenagem do Rio Ipitanga e a construção do Hospital Metropolitano, que vão mudar a vida de quem vive em Lauro, sem falar nas ações voltadas para fortalecimento da educação e melhorias da mobilidade urbana.”
Com a finalização das obras para ampliação da estação de transbordo do metrô, que contou com investimentos de R$ 12 milhões, dobrou a capacidade do equipamento, que agora pode receber até 200 mil passageiros por dia, podendo receber 168 ônibus por hora. O terminal também recebeu mais dez câmeras de segurança, que se somaram às 28 já instaladas.
O abastecimento de água de Lauro de Freitas também recebeu um reforço importante, com a entrega da ampliação do reservatório R23 B, que abastece o município. As intervenções garantiram a disponibilidade de mais 700 L/s, e vão melhorar o abastecimento em diversos bairros. Também já foram iniciadas as obras de extensão de rede para levar água ao bairro de Quingoma.
Macrodrenagem do Rio Ipitanga
A agenda desta sexta-feira (7), contou ainda com uma visita a um dos piscinões da macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, localizado em frente ao aeroporto. A área destinada ao lazer e à prática de esportes, construída no entorno do reservatório, um de seis que estão em fase de construção, quatro deles em Lauro de Freitas, também foi entregue à população.
Em execução pelo Governo do Estado, através da CONDER, o projeto nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais feito por empresa contratada pela Prefeitura em 2006. A macrodrenagem vai diminuir os transtornos causados pelos alagamentos que acontecem no município em períodos de muita chuva. Além dos grandes reservatórios, sete canais estão sendo construídos.

Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: Danilo Magalhães, Lucas Lins e Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
07/02/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta