Connect with us

DESTAQUE

Guerra Politica declarada em Lauro de Freitas

Published

on

Uma cidade em guerra política 01 ano antes das eleições municipais, esse é o cenário de Lauro de Freitas…num momento político tão difícil para o país.

A TRAIÇÃO DE MIRELA…..diz Moema Gramacho….

Esperei! Esperei 10 dias silente, sem responder uma linha em qualquer veículo de comunicação, que a Deputada Mirela Macedo se retratasse.
Esperei pela consideração que sempre tive a ela, à Vereadora Miriam, ao Secretário Erasmo, à Secretária Bárbara e a tantos outros do PSD.
Esperei pelo respeito que nutro pelo Senador Otto Alencar e pela relação que construímos PT/ PSD.
Esperei porque vim mantendo contato com a SERIN do Governador Rui Costa e com o Senador Otto que, como eu, apostavam na sua retratação para manutenção da unidade.
Mas, ao invés de se retratar, a Deputada foi ao Programa de Mário Kertesz provocar, de público, o rompimento.
Além de reafirmar tudo o que havia dito antes (que são inverdades – e também tenho documentos que comprovam), tentou confundir o eleitor afirmando que não teria “Coligação” pra candidatura a Prefeito (a) na próxima eleição. Ora, sendo Deputada, deveria saber que não haverá “Coligação” pras “Proporcionais”, mas pra Majoritária, sim!
A menos que ela tenha, de fato, querido antecipar que não terá Coligação PT/ PSD pela sua vontade.
Falou que eu fui responsável por não a convidar pro evento do Governador naquele sábado.
Tentou me jogar contra a Secretária Cibele, da SERIN, dizendo ter ela afirmado que era eu quem deveria convidá-la pro evento com o Governador.
Cibele já cansou de explicar à deputada que o evento foi fechado, sem convites pra deputados e que me disse pra não mobilizar, que o Governador só ia fazer um exercício de matemática numa aula de “Reforço” numa Escola Estadual. Que bastava eu ir recebê-lo, até porque seria uma coisa rápida e eu teria a posse da secretária Vânia, no mesmo horário, em outro local.
Não chamei nem o Líder do Governo, o Deputado Rosemberg, que é morador do Município.
A Deputada fez duras críticas ao Governador diretamente no face dele e foi bloqueada. Com certeza viu que pisou na bola e quis revidar em mim.
Achou pouco, vai pra tribuna da ALBA, Casa onde tive três mandatos e, modéstia à parte, muito respeitada, e diz que eu teria usurpado uma emenda de ambulância dela.
Vejam só: eu que coloquei, dentre outras, no último ano do meu mandato de Deputada Federal, 7,5 milhões de reais de emendas pra Saúde do Estado da Bahia, ia precisar usurpar emenda de uma ambulância da Deputada Mirela?

Mas eu não deveria me surpreender. É da natureza da Deputada.
Em 2012 eu não conhecia Mirela, mas o então marido dela, me procurou e me pediu: “- Prefeita, me arranje um Partido pra eu colocar minha mulher pra eleger ela vereadora. Só não quero o PT porque lá ela não tem chance, me arranje outro”.
E eu, que havia organizado, sob a delegação do Senador Otto, o PSD no Município, coloquei a esposa do Comerciante lá. E busquei fortalecer o partido com nomes conhecidos no município. Já no primeiro ano de existência do PSD fizemos dois vereadores, dentre eles, Mirela. Eleita pela nossa “Coligação”.
Entretanto, na eleição seguinte, menos de dois anos depois, eu saí candidata à Deputada Federal, mas ela apoiou João Gualberto, do PSDB, dentro de Lauro de Freitas, oposição a mim e ao Governo Wagner.
Fui eleita Deputada Federal com 81 mil votos e destes 18,5 mil em Lauro de Freitas; ela ficou na segunda suplência de Deputada Estadual. Continuou Vereadora.
Aí veio a campanha pra Prefeitura em 2016. Eu pontuava com 70 % das intenções de votos nas pesquisas e muitos queriam ser vice. Convidei Mirela e fomos juntas conversar com o Senador Otto. Fiz questão de perguntar:
“-Se tiver a vaga pra Deputada Estadual, Mirela vai pra Deputada ou fica comigo como Vice? Olha, eu vou renunciar ao meu mandato de Federal!”
E ambos afirmaram que se ganhássemos ela ficaria como Vice.
Ganhamos! E Mirela, de novo me traiu e traiu o povo de Lauro de Freitas e foi ser Deputada Estadual.
Mas eu mantive meu compromisso com ela e com o PSD. Entreguei pra ela uma das maiores e mais importantes Secretarias, a da Saúde, e a da Mulher (esta última pra contemplar também a única Vereadora eleita pelo Partido dela).
E a conversa foi com ela que é a Presidenta do PSD, cargo que eu pedi ao ex-Presidente – que era uma pessoa ligada a mim – pra passar pra ela.
São mais de 400 cargos ocupados pelo PSD só na Secretaria de Saúde, além dos demais nas outras áreas.
A Deputada mente quando diz que nunca foi convidada pra nada em Lauro.
Já participamos de inúmeros eventos juntas, Conferências, inaugurações de postos de saúde, dia da mulher, Outubro Rosa, feiras de saúde nos Condomínios de MCMV (às vezes ela sozinha, sem mim), Mutirão de Cirurgias, reuniões intermináveis sobre a Secretaria, etc.
Pena que a Deputada não usa Zap e mesmo tendo o Secretário de Saúde dela, a Secretária da Mulher dela, uma Vereadora atuante dela e um exército de servidores na Prefeitura, se sinta sem informações e sem convites.
Dizer que pediu uma agenda pra mim em novembro e só conseguiu em fevereiro, pergunta por quê?
Eu não fui pro exterior de férias. Aliás, nunca tirei férias, não sai da cidade. Trabalhei nesses meses diuturnamente e os técnicos dela da saúde sabem disso, porque ficamos vários finais de semana juntos tentando redução da folha da saúde, sem conseguir.
Tenho prints de mensagens que mando pra assessora dela, Janete, tentando falar com ela, sem sucesso.
E quanto à posse da Secretária Vânia Galvão, que ela continua dizendo que não foi convidada, temos documento protocolado na ALBA do convite da posse, que aconteceu no mesmo dia da vinda do Governador. Mas que ela preferiu ir visitar a feira na Quingoma no mesmo horário. Nada contra a feira, até porque eu incentivo. Mas se ela quisesse daria pra conciliar.
Agora vamos tratar da Ambulância:
Quando fui Deputada Federal, dentre os mais de 34 milhões de reais de emendas que tive oportunidade de propor, coloquei no último ano, emenda no valor de 7,5 milhões de reais pra Saúde do Governo do Estado. E desde o início de 2017 venho buscando junto ao Governo o cumprimento do que foi devido pra Lauro de Freitas. Dentre os diversos equipamentos, duas ambulâncias.
Em julho, fui comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado que receberia as ambulâncias que já haviam sido compradas.
Em uma audiência do Orçamento Participativo garanti à população de Vida Nova que colocaria essa ambulância, fruto da emenda, lá no Posto de Saúde.
A Deputada Mirela por sua vez também teria pedido ambulância ao Governo do Estado pra colocar em outro lugar do município.
Só entregamos a ambulância pro posto de Vida Nova em novembro de 2018, depois de equipá-la. E tudo foi organizado pela Secretaria de Saúde do Município e a Gerente do Posto, que é do Partido da Deputada.
Entretanto, a Deputada precisa lembrar que foi entregue uma ambulância em nome dela, pelo Secretário Erasmo e pelo representante do Partido dela, em Areia Branca, em data anterior, sem que eu tivesse sido comunicada antecipadamente; fiquei sabendo pela ampla divulgação no dia da entrega.
Será que nem nesse dia avisaram a Deputada?
Precisa que eu lembre à Deputada que ela entregou primeiro uma ambulância antes de eu entregar a segunda?
Não, Deputada Mirela! Na política não vale tudo!
Ética e respeito pra mim são pilares fundamentais pra qualquer relação e principalmente na política.
A Senhora faltou com ambos e ainda queria que eu a seguisse nesse caminho, respondendo-a com a mesma precipitação. Não a respondi antes, aguardando que sua raiva passasse e voltasse a consciência da importância de continuarmos juntas reconstruindo a cidade que o povo confiou à nós duas e venho, com todas as dificuldades da crise que estamos – nós e todos os municípios – enfrentando, da destruição deixada pelo gestor anterior, da mesquinhez da oposição com denúncias infundadas, dentre outras coisas, diuturnamente trabalhando pra fazer o melhor. E a Senhora sabe disso. Sabe que quase não durmo. Sabe que não estou sumida coisíssima nenhuma e que vivo reunindo com tanta gente e andando na cidade toda. Sabe do quanto de obras estamos fazendo e se não souber é porque não quer, porque teriam muitos dos seus pra lhe mostrar.
Mas a Senhora está preferindo o caminho que acha mais fácil. Tentar desestabilizar o Governo e dizer que é candidata pra salvar.
Quem vai confiar?
Por tudo isso e pela quebra da confiança é que aceito a sua provocação pro rompimento.
Agradeço, entretanto, a todos os companheiros e companheiras do PSD pela contribuição que deram até então à gestão.
Em breve convidarei os servidores da Prefeitura, que façam parte do PSD, pra conversarmos.
Agradeço, de coração, ao Senador Otto Alencar, que sei, com certeza, tentou de tudo pra manter essa aliança.
Agradeço à Secretária Cibele que durante todos esses dias dialogou comigo na expectativa dessa retratação, em vão.
Vossa Excelência preferiu dialogar primeiro com a mídia, sem preocupação com nossa imagem, nem a imagem do Governo do Estado do qual faz parte. Foi sua opção!
Atenciosamente,

Moema Gramacho
Prefeita de Lauro de Freitas

DESTAQUE

Mulher é morta a facadas em Águas Claras; companheiro é o principal suspeito

Published

on

By

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos

Uma mulher de 41 anos foi morta a facadas, nas primeiras horas desta quinta-feira (25/4), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Familiares ouvidos pela reportagem da TV Aratu disseram que a vítima, identificada como Tatiana Santana, foi assassinada pelo companheiro, que está foragido.

O irmão de Tatiana, Miguel Santana, contou que vizinhos entraram em contato com ele, informando que a irmã teria sido agredida durante a madrugada e que estava no Hospital Eládio Lasserre, onde deu entrada já sem vida.

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos. A Polícia Militar informou que policiais do 22º BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência e constaram o fato. A Polícia Civil ainda não respondeu às nossas solicitações.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios. Confira o texto na íntegra:

“A 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai apurar o feminicídio de Tatiane Santana Peixoto, de 41 anos, vítima de golpes de faca na manhã desta quinta-feira (25), em Águas Claras. Uma equipe do Silc/DHPP foi acionada e expediu as guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito de praticar o crime é o companheiro da vítima, que já foi identificado e está sendo procurado. Oitivas e outras diligências investigativas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias e motivação do feminicídio”.

Fonte: Aratu On

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeitura de Lauro de Freitas inicia cadastro de instituições e protetores independentes de animais; saiba mais

Published

on

By

A Superintendência de Promoção à Saúde e Proteção Animal (SUPPA), órgão vinculado ao Gabinete do vice-prefeito de Lauro de Freitas, está coletando informações sobre as entidades e protetores independentes de animais. O objetivo é mapear os dados para planejar projetos de proteção e bem-estar animal, a partir dos agentes envolvidos na defesa dos seres vivos. O cadastro é realizado no site da Prefeitura, na aba “links úteis”.

A iniciativa tem como missão a promoção e implementação de políticas públicas voltadas para a causa animal, com o objetivo de construir a Rede de Proteção Animal de Lauro de Freitas. A SUPPA, superintendência recém criada, busca consolidar ações de proteção, cuidado e conscientização em relação aos direitos dos animais. A criação do órgão representa um marco significativo no avanço da proteção animal no município de Lauro de Freitas, estabelecendo um compromisso firme com a promoção da saúde e o respeito aos seres vivos que compartilham o espaço com a sociedade

“Um dos objetivos estratégicos é a identificação e fortalecimento da rede a partir das entidades cadastradas. Este esforço envolve mapear e integrar todos os agentes envolvidos na defesa dos animais, incluindo ONGs, clínicas veterinárias, abrigos, protetores independentes e entidades educacionais. É transformar o município em uma referência de cidade amiga dos animais, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os seus habitantes”, pontuou Mariana Belchior, diretora do Departamento de Educação, Projetos e Parcerias da SUPPA.

Belchior reforça a importância do fortalecimento da Rede de Proteção Animal no município. “A missão é desenvolver um conjunto abrangente de ações que não apenas promovam o bem-estar animal, mas também engajem a comunidade na proteção e cuidado dos animais. Entre as principais iniciativas estão: castração gratuita, fiscalização, realização de campanhas educativas, resgates de animais, facilitação de processos de adoção e muito mais”, explicou.

Dentre as funções da SUPPA estão: 

  • Articular, promover, planejar, orientar, monitorar, coordenar, gerenciar, dirigir, supervisionar, estabelecendo normas, metas e prazos da unidade, nas ações voltadas à Política de Proteção Animal;
  • Planejar, dirigir, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas ao bem estar animal, respeitando a política e as diretrizes estabelecidas pelo Município, bem como praticar os demais atos necessários ao desempenho de suas atribuições;
  • Planejar, dirigir, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas ao bem estar animal, respeitando a política e as diretrizes estabelecidas pelo Município, bem como praticar os demais atos necessários ao desempenho de suas atribuições;
  • Receber e avaliar todos os projetos relacionados com a Proteção aos Animais;
  • Requerer junto às autoridades competentes (Ministério Público e Delegacia do Meio Ambiente) o fiel cumprimento das leis de proteção aos animais contra maus tratos, crueldades e abusos;
  • Realizar diligências em parceria com a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e órgãos afins, em situações de maus tratos aos animais;
  • Promover campanhas educativas de conscientização sobre a proteção aos animais, com a finalidade de informar, educar e despertar o respeito aos direitos dos animais, à sua saúde, vida e liberdade;
  • Criar projetos para a defesa animal;
  • Receber e avaliar todos os projetos relacionados com a Proteção aos Animais;
  • Exercer outras atividades e ações correlatas;

A SUPPA também também pode ser contactada pelo e-mail: suppasuperintendencia@gmail.com.

Texto – Neison Cerqueira

Foto – arquivo PMLF

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Continue Reading

CULTURA

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

Published

on

By

Foto: Igor Santos/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai integrar a programação da Bienal do Livro Bahia, que acontece entre a partir desta sexta-feira (26) até o próximo dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. A participação se dará através de dinâmicas, ações socioculturais e educativas em três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.

O Stand Casa das Histórias terá apresentações de palestras, lançamentos de projetos e livros e encontro de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresenta histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário trará um papo animado com os profissionais de desenho e artistas que fazem as traduções dos textos e poesias, com seus desenhos, além de conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

A gerente de Biblioteca, Livros e Leitura da FGM, Jane Palma, afirma que o evento é fundamental para a cidade, pois o expoente literário da Bahia é grande no universo nacional. “Os grandes nomes da nossa literatura nasceram na Bahia, e a Prefeitura tem uma política pública de fomento da leitura importante, então esse evento fará com que haja um fomento da cadeia econômica e produtiva da literatura, ampliando o hábito da leitura em diversos gêneros. Nossa participação é importante para mostrar, através dos espaços, nossas ações”, declara.

Na ocasião, o público poderá conferir todas as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê, voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário – projeto que, no Verão, percorre praças da cidade de Salvador.

Criatividade – Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira (29), com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita.

Para Goya, a moda e literatura têm em comum a criação. “Hoje em dia, cada vez mais, enxergamos a moda como comportamento. E a literatura também é uma resposta ao comportamento. A moda e a literatura estão ligadas pela fantasia e por toda aquela imagem, aquela imaginação fértil dos criadores. São vários pontos que ligam as duas. Em particular, estar falando de narrativa, trazendo três criadores, é mostrar a importância que a estamparia e a criação têm. Cada um deles, Pita, Renato e Goya trazem para o Brasil uma nova linguagem afro-brasileira, de narrativa, por meio da estamparia. Um movimento muito especial, bem típico da nossa Bahia”, avalia.

No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa ‘As Imagens das Letras’, mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine. “O convite para participar do Café Literário é uma honra, pois é o reconhecimento de minha trajetória artística como construtor de narrativas visuais, para além dos trabalhos impressos, pois grande parte dos trabalhos que venho ilustrando nos últimos anos foram para o audiovisual. Mas há um outro aspecto fundamental que se soma a minha satisfação pessoal, que é a possibilidade de ter meu trabalho em dialogo com artistas que admiro, abrindo percepções para os mais jovens dos caminhos plurais possíveis a se seguir para quem assume o desenho como ferramenta de comunicação”, declara um dos palestrantes, o ilustrador Igor Souza.

Confira a programação completa dos espaços da Prefeitura na Bienal:

Stand Casa das Histórias de Salvador

Sexta-feira (26)

11h – Apresentação do projeto Literama Infantil, primeiro Circuito de Contação de Histórias Negras da Bahia criado para estimular o interesse pela leitura e fomentar a literatura afro-brasileira infantojuvenil baiana.

Sábado (27)

16h – II Encontro de Bibliotecas Comunitárias – projeto de integração das linguagens dos agentes literários dentro da Bahia.

Domingo (28)

10h – Roda de conversa Letras Pretas, com apresentação dos trabalhos da literatura preta com as autoras Táina Santos de Sena e Carla Brito.

Apresentação das ações e programação de 2024 do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), com a participação da coordenadora do PCRI, Oilda Rejane, e das representantes dos comitês da FGM, Adjane Ribeiro e Viviane Ramos; e da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Rafaela Pondé.

Segunda-feira (29)

10h – Roda de Conversa: Identidade no corpo – abordagem da literatura negra, nas criações de roupas, tecidos. As condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas, com a participação de Renato Carneiro (Katuka Africanidades), Goya Lopes e Alberto Pita.

Terça-feira (30)

9h às 11h – Produções de Editoras Independentes com professoras da Unifacs, Editora Usina de Textos – Paulinas e Futuca Cuca Editora Escritório de Histórias.

19h – Imagem dos livros – Encontro dos ilustradores da Casa das Editoras Baianas para falar sobre a profissão, com participação de Aline Terranova, ilustradora que cedeu os direitos autorais para uso da imagem do Boca de Brasa, Gregório de Mattos.

Quarta-feira (1º)

10h – Lançamento do Programa Turismo Inclusivo da Diretoria de Turismo (Ditur – Secult) e apresentação do guia turístico em braile.

Espaço Infantil

Sexta-feira (26)

12h30 – Projeto Caminhos da Leitura apresenta Boca de Cena, com apresentação do grupo História de Raiz sobre o rico legado dos poetas baianos Gregório de Mattos e Castro Alves, além de personagens marcantes do teatro infantil local.

Sábado (27)

12h – Contação de história com Denise Bela, com Poesia para Bebês, e lançamento do livro “Na Minha Creche eu sou assim” – escrito por um grupo de mulheres e que visa dar suporte aos profissionais que atuam no processo pedagógico da primeira infância e auxiliar famílias a lidarem com temas importantes nos primeiros seis anos de vida de suas crianças, trabalhando de forma lúdica, estimulando a leitura e a interação através dos poemas e prosas que contribuem para o próprio desenvolvimento.

Domingo (28)

12h30 – Apresentação Musical do Grupo Corrupio baseada na coleção “Eu Vim da Bahia Mirim”, que traz, de forma lúdica, uma homenagem a personagens baianos: Carlinhos Brown, Frans Krajcberg, Mãe Menininha do Gantois, Maria Quitéria e Myriam Fraga.

Segunda-feira (29)

16h30 – Mini Recital Maria Felipa, apresentado pelo grupo Bonde da Calu abordando a trajetória da heroína brasileira, a partir das contribuições para a Independência do Brasil e empoderamento feminino contadas através de poemas e canções de forma lúdica, criativa e transformadora.

Terça-feira (30)

13h – Palhaço Tiziu faz apresentação com brincadeiras e histórias animadas, baseada no livro “As Aventuras e Travessuras no 2 de Julho”.

Quarta-feira (1°)

12h – Biblioterapia com dinâmica de história e montagem de mosaico (colagem em papel ofício), alinhada com os temas transversais contemporâneos, com curadoria literária de Francineide Souza e Deborah Miranda.

Café Literário

Segunda-feira (29)

14h – Mesa ‘As Imagens das Letras’, com mediação de Felipe Rêgo e participação de Igor Souza, Hugo Canuto e Eris Beatriz.

Terça-feira (30)

14h – Roda de Conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

Continue Reading

Cultura