Connect with us

DESTAQUE

Guerra Politica declarada em Lauro de Freitas

Published

on

Uma cidade em guerra política 01 ano antes das eleições municipais, esse é o cenário de Lauro de Freitas…num momento político tão difícil para o país.

A TRAIÇÃO DE MIRELA…..diz Moema Gramacho….

Esperei! Esperei 10 dias silente, sem responder uma linha em qualquer veículo de comunicação, que a Deputada Mirela Macedo se retratasse.
Esperei pela consideração que sempre tive a ela, à Vereadora Miriam, ao Secretário Erasmo, à Secretária Bárbara e a tantos outros do PSD.
Esperei pelo respeito que nutro pelo Senador Otto Alencar e pela relação que construímos PT/ PSD.
Esperei porque vim mantendo contato com a SERIN do Governador Rui Costa e com o Senador Otto que, como eu, apostavam na sua retratação para manutenção da unidade.
Mas, ao invés de se retratar, a Deputada foi ao Programa de Mário Kertesz provocar, de público, o rompimento.
Além de reafirmar tudo o que havia dito antes (que são inverdades – e também tenho documentos que comprovam), tentou confundir o eleitor afirmando que não teria “Coligação” pra candidatura a Prefeito (a) na próxima eleição. Ora, sendo Deputada, deveria saber que não haverá “Coligação” pras “Proporcionais”, mas pra Majoritária, sim!
A menos que ela tenha, de fato, querido antecipar que não terá Coligação PT/ PSD pela sua vontade.
Falou que eu fui responsável por não a convidar pro evento do Governador naquele sábado.
Tentou me jogar contra a Secretária Cibele, da SERIN, dizendo ter ela afirmado que era eu quem deveria convidá-la pro evento com o Governador.
Cibele já cansou de explicar à deputada que o evento foi fechado, sem convites pra deputados e que me disse pra não mobilizar, que o Governador só ia fazer um exercício de matemática numa aula de “Reforço” numa Escola Estadual. Que bastava eu ir recebê-lo, até porque seria uma coisa rápida e eu teria a posse da secretária Vânia, no mesmo horário, em outro local.
Não chamei nem o Líder do Governo, o Deputado Rosemberg, que é morador do Município.
A Deputada fez duras críticas ao Governador diretamente no face dele e foi bloqueada. Com certeza viu que pisou na bola e quis revidar em mim.
Achou pouco, vai pra tribuna da ALBA, Casa onde tive três mandatos e, modéstia à parte, muito respeitada, e diz que eu teria usurpado uma emenda de ambulância dela.
Vejam só: eu que coloquei, dentre outras, no último ano do meu mandato de Deputada Federal, 7,5 milhões de reais de emendas pra Saúde do Estado da Bahia, ia precisar usurpar emenda de uma ambulância da Deputada Mirela?

Mas eu não deveria me surpreender. É da natureza da Deputada.
Em 2012 eu não conhecia Mirela, mas o então marido dela, me procurou e me pediu: “- Prefeita, me arranje um Partido pra eu colocar minha mulher pra eleger ela vereadora. Só não quero o PT porque lá ela não tem chance, me arranje outro”.
E eu, que havia organizado, sob a delegação do Senador Otto, o PSD no Município, coloquei a esposa do Comerciante lá. E busquei fortalecer o partido com nomes conhecidos no município. Já no primeiro ano de existência do PSD fizemos dois vereadores, dentre eles, Mirela. Eleita pela nossa “Coligação”.
Entretanto, na eleição seguinte, menos de dois anos depois, eu saí candidata à Deputada Federal, mas ela apoiou João Gualberto, do PSDB, dentro de Lauro de Freitas, oposição a mim e ao Governo Wagner.
Fui eleita Deputada Federal com 81 mil votos e destes 18,5 mil em Lauro de Freitas; ela ficou na segunda suplência de Deputada Estadual. Continuou Vereadora.
Aí veio a campanha pra Prefeitura em 2016. Eu pontuava com 70 % das intenções de votos nas pesquisas e muitos queriam ser vice. Convidei Mirela e fomos juntas conversar com o Senador Otto. Fiz questão de perguntar:
“-Se tiver a vaga pra Deputada Estadual, Mirela vai pra Deputada ou fica comigo como Vice? Olha, eu vou renunciar ao meu mandato de Federal!”
E ambos afirmaram que se ganhássemos ela ficaria como Vice.
Ganhamos! E Mirela, de novo me traiu e traiu o povo de Lauro de Freitas e foi ser Deputada Estadual.
Mas eu mantive meu compromisso com ela e com o PSD. Entreguei pra ela uma das maiores e mais importantes Secretarias, a da Saúde, e a da Mulher (esta última pra contemplar também a única Vereadora eleita pelo Partido dela).
E a conversa foi com ela que é a Presidenta do PSD, cargo que eu pedi ao ex-Presidente – que era uma pessoa ligada a mim – pra passar pra ela.
São mais de 400 cargos ocupados pelo PSD só na Secretaria de Saúde, além dos demais nas outras áreas.
A Deputada mente quando diz que nunca foi convidada pra nada em Lauro.
Já participamos de inúmeros eventos juntas, Conferências, inaugurações de postos de saúde, dia da mulher, Outubro Rosa, feiras de saúde nos Condomínios de MCMV (às vezes ela sozinha, sem mim), Mutirão de Cirurgias, reuniões intermináveis sobre a Secretaria, etc.
Pena que a Deputada não usa Zap e mesmo tendo o Secretário de Saúde dela, a Secretária da Mulher dela, uma Vereadora atuante dela e um exército de servidores na Prefeitura, se sinta sem informações e sem convites.
Dizer que pediu uma agenda pra mim em novembro e só conseguiu em fevereiro, pergunta por quê?
Eu não fui pro exterior de férias. Aliás, nunca tirei férias, não sai da cidade. Trabalhei nesses meses diuturnamente e os técnicos dela da saúde sabem disso, porque ficamos vários finais de semana juntos tentando redução da folha da saúde, sem conseguir.
Tenho prints de mensagens que mando pra assessora dela, Janete, tentando falar com ela, sem sucesso.
E quanto à posse da Secretária Vânia Galvão, que ela continua dizendo que não foi convidada, temos documento protocolado na ALBA do convite da posse, que aconteceu no mesmo dia da vinda do Governador. Mas que ela preferiu ir visitar a feira na Quingoma no mesmo horário. Nada contra a feira, até porque eu incentivo. Mas se ela quisesse daria pra conciliar.
Agora vamos tratar da Ambulância:
Quando fui Deputada Federal, dentre os mais de 34 milhões de reais de emendas que tive oportunidade de propor, coloquei no último ano, emenda no valor de 7,5 milhões de reais pra Saúde do Governo do Estado. E desde o início de 2017 venho buscando junto ao Governo o cumprimento do que foi devido pra Lauro de Freitas. Dentre os diversos equipamentos, duas ambulâncias.
Em julho, fui comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado que receberia as ambulâncias que já haviam sido compradas.
Em uma audiência do Orçamento Participativo garanti à população de Vida Nova que colocaria essa ambulância, fruto da emenda, lá no Posto de Saúde.
A Deputada Mirela por sua vez também teria pedido ambulância ao Governo do Estado pra colocar em outro lugar do município.
Só entregamos a ambulância pro posto de Vida Nova em novembro de 2018, depois de equipá-la. E tudo foi organizado pela Secretaria de Saúde do Município e a Gerente do Posto, que é do Partido da Deputada.
Entretanto, a Deputada precisa lembrar que foi entregue uma ambulância em nome dela, pelo Secretário Erasmo e pelo representante do Partido dela, em Areia Branca, em data anterior, sem que eu tivesse sido comunicada antecipadamente; fiquei sabendo pela ampla divulgação no dia da entrega.
Será que nem nesse dia avisaram a Deputada?
Precisa que eu lembre à Deputada que ela entregou primeiro uma ambulância antes de eu entregar a segunda?
Não, Deputada Mirela! Na política não vale tudo!
Ética e respeito pra mim são pilares fundamentais pra qualquer relação e principalmente na política.
A Senhora faltou com ambos e ainda queria que eu a seguisse nesse caminho, respondendo-a com a mesma precipitação. Não a respondi antes, aguardando que sua raiva passasse e voltasse a consciência da importância de continuarmos juntas reconstruindo a cidade que o povo confiou à nós duas e venho, com todas as dificuldades da crise que estamos – nós e todos os municípios – enfrentando, da destruição deixada pelo gestor anterior, da mesquinhez da oposição com denúncias infundadas, dentre outras coisas, diuturnamente trabalhando pra fazer o melhor. E a Senhora sabe disso. Sabe que quase não durmo. Sabe que não estou sumida coisíssima nenhuma e que vivo reunindo com tanta gente e andando na cidade toda. Sabe do quanto de obras estamos fazendo e se não souber é porque não quer, porque teriam muitos dos seus pra lhe mostrar.
Mas a Senhora está preferindo o caminho que acha mais fácil. Tentar desestabilizar o Governo e dizer que é candidata pra salvar.
Quem vai confiar?
Por tudo isso e pela quebra da confiança é que aceito a sua provocação pro rompimento.
Agradeço, entretanto, a todos os companheiros e companheiras do PSD pela contribuição que deram até então à gestão.
Em breve convidarei os servidores da Prefeitura, que façam parte do PSD, pra conversarmos.
Agradeço, de coração, ao Senador Otto Alencar, que sei, com certeza, tentou de tudo pra manter essa aliança.
Agradeço à Secretária Cibele que durante todos esses dias dialogou comigo na expectativa dessa retratação, em vão.
Vossa Excelência preferiu dialogar primeiro com a mídia, sem preocupação com nossa imagem, nem a imagem do Governo do Estado do qual faz parte. Foi sua opção!
Atenciosamente,

Moema Gramacho
Prefeita de Lauro de Freitas

DESTAQUE

Prefeitura implanta dois novos polos criativos Boca de Brasa em São Marcos e na Liberdade

Published

on

By

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Reportagem: Vitor Villar e Rodrigo Aguiar / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador implantou nesta sexta-feira (17) mais dois polos criativos do programa Boca de Brasa: um em São Marcos, na Escola Clériston Andrade; e outro na Liberdade, na Organização de Auxílio Fraterno (OAF). Na OAF, após assinar o termo de cooperação para a implantação do espaço, o prefeito Bruno Reis também participou de uma missa celebrada pelo seu aniversário, como faz desde o período em que foi secretário de Promoção Social. A cerimônia religiosa foi conduzida por um grupo de padres.

“A cada aniversário, a gente fica mais maduro, tem mais segurança. O que posso garantir é que tento ser uma pessoa melhor a cada dia. Peço a Deus que me cubra de bênçãos, me ilumine e me dê sabedoria. Que a gente possa seguir firme nesse propósito. Com essa força, essa garra, essa vontade, vou seguir minha caminhada com muito amor e dedicação”, disse o chefe do Executivo municipal.

O gestor também apontou os avanços da capital baiana nos últimos anos, ao lembrar das dificuldades enfrentadas no passado até mesmo para a manutenção da cidade. “Estamos construindo uma cidade cada vez melhor. Uma cidade onde temos orgulho de viver. Basta ver como Salvador estava e como está hoje. Todos sabem o quanto a cidade avançou. E vamos avançar muito mais”, afirmou.

Com os dois novos, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) atingiu a meta de ter em funcionamento 10 polos criativos do Boca de Brasa, projeto que busca estimular a capacitação e qualificação artística, técnica e empreendedora do campo cultural em Salvador. O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, comemorou a marca alcançada e anunciou onde serão implantados os próximos três: um em Brotas, outro na região do Mané Dendê, no Subúrbio; e um terceiro na Boca do Rio. Até o final do ano, será realizado um grande festival do movimento.

“Hoje é um dia muito especial. Já estamos indo de Itapuã ao Subúrbio, passando por São Marcos, Cajazeiras, desenvolvendo esse projeto maravilhoso, que é dar suporte e apoio para todos os movimentos culturais da cidade, também gerando emprego e renda”, disse Guerreiro, ao destacar a parceria da FGM com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Segundo o presidente da FGM, há três critérios para a instalação dos polos criativos: a busca por ocupar toda a cidade, a existência de espaços adequados e a demanda – já que algumas áreas têm movimentos culturais mais fortes. “O Boca de Brasa mapeia essas iniciativas culturais já existentes e vai reforçando, dando condições dessas iniciativas crescerem e virarem grandes movimentos”, apontou.

Inicialmente, serão ofertados nos dois novos polos a linha 1 do programa, que prevê atividades de iniciação às artes. Logo depois, serão ofertadas atividades das demais linhas, aceleração e incubação.

Continue Reading

DESTAQUE

Maio Amarelo: Workshop discute transformações para ruas mais seguras e sustentáveisvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Published

on

By

Foto e texto: Ascom/Transalvador

Os técnicos das áreas de Arquitetura, Engenharia e Planejamento Urbano de diversos órgãos da Prefeitura, incluindo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria de Mobilidade (Semob), participaram do Workshop “Transformações urbanas para ruas mais seguras, acessíveis e sustentáveis”. O evento, realizado em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI), reuniu cerca de 40 participantes, como parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização contra mortes no trânsito.

O encontro faz parte do compromisso da cidade com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que desde 2020 busca implementar estratégias de desenhos urbanos para tornar Salvador mais segura e acessível para pedestres e condutores. “Esse workshop integra um dos eixos de trabalho da GDCI que é o de capacitação da equipe técnica da gestão municipal com o objetivo de apresentar as melhores práticas globais de desenho de ruas e segurança no trânsito”, explicou a coordenadora Local da GDCI no Brasil, Hannah Mendes.

Para o superintendente da Transalvador, Décio Martins, a gestão do trânsito é integrada e proativa, projetada para evitar a letalidade. “Toda construção conjunta que beneficie a cidade é bem-vinda. Adotamos a visão zero, que tem como foco zerar o número de mortes no trânsito, por isso nossos colaboradores se capacitam e modernizam suas técnicas. Assim, buscamos nos antecipar ao erro humano, integrando essa possibilidade ao planejamento viário. Planejamos a mobilidade para que ninguém perca a vida”, destacou.

Durante o evento, foram destacados os avanços e estratégias adotadas ao longo da última década para transformar as ruas da cidade em ambientes mais seguros, com atenção aos usuários mais vulneráveis. Hannah Mendes e Beatriz Rodrigues, gerente de Programa da GDCI, também falaram sobre a importância do desenho de ruas e abordaram estratégias para criar espaços acessíveis para todos os usuários.

Vivi Tiezzi, analista da GDCI, compartilhou insights sobre desenho de ruas, interseções e urbanismo tático. O workshop incluiu ainda uma atividade prática, na qual os participantes aplicaram os conceitos discutidos para criar soluções urbanísticas para uma cidade fictícia, promovendo um aprendizado prático e interativo.

“É muito positiva a discussão sobre mobilidade, as práticas e políticas públicas assertivas e tudo que tem acontecido no Brasil e no mundo”, comentou a gerente de Projetos da Semob, Thamyres Azevedo, presente no evento. “Tudo isso aliado a atividade prática que aguça e amplia o olhar de técnicos de diversos setores, mostrando que a mobilidade é uma pauta importante para o desenvolvimento urbano e tem influência em todos os segmentos de uma cidade”, concluiu.

Continue Reading

DESTAQUE

Bahia tem menor taxa de analfabetismo do Nordeste. Redução entre 2010 e 2022 foi de quase 18%

Published

on

By

O número de pessoas não alfabetizadas na Bahia teve uma redução de quase 18%, entre 2010 e 2022, segundo os dados do censo 2022 do IBGE. Em comparação a 2010, a taxa de analfabetismo na Bahia diminuiu em todos os grupos de idade, com mais intensidade justamente entre as pessoas de 65 anos ou mais. Os dados mostram ainda que a Bahia tem o menor índice de analfabetismo da região Nordeste.

A pesquisa mostrou, também, que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios baianos. Ainda segundo os dados do IBGE, as taxas de analfabetismo no Estado caíram para todos os recortes étnico-raciais, entre 2010 e 2022.

Para atingir este público adulto, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) tem atuado por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é o Projeto Estadual Paulo Freire, que possibilita alfabetizar jovens, adultos e idosos matriculados nas redes municipais de educação. Essas iniciativas estão estrategicamente concebidas para abranger diferentes faixas etárias, garantindo que a educação alcance todas as camadas da população, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo e equitativo em toda a Bahia. Realizado em parceria com as universidades estaduais, o programa investe na formação de professores alfabetizadores e educadores sociais.

A SEC também atua para reduzir o analfabetismo entre o  público jovem e adulto, através do Projeto “Sim, Eu Posso”, que é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto foi lançado em junho de 2023 e tem o objetivo de combater e erradicar o analfabetismo na Bahia. Entre as principais características do “Sim, Eu Posso” está possibilidade de alfabetizar em curto período.

Ainda neste sentido, outro trabalho realizado pela Secretaria da Educação do Estado para reduzir o analfabetismo entre a população de mais velha é o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, na Bahia há cerca de 125 mil pessoas matriculadas nesta modalidade de ensino, oferecida em 1025 escolas, de 403 dos 417 municípios baianos.

O governo estadual tem investido na criação de oportunidades com a construção de novas escolas e equipadas com estruturas modernas em toda Bahia, para garantir que toda a população tenha acesso à educação de qualidade. De 2023 até agora, já foram inauguradas 44 novas unidades. Neste mesmo período, 38 escolas foram ampliadas e modernizadas.

Além disso, o Governo da Bahia tem investido em um modelo de Educação antirracista e em uma atenção especial às populações dos povos originários. Para o ano letivo 2024, há cerca de 7.360 estudantes matriculados em escolas indígenas, construídas especialmente para atender às demandas daquela população. Essas escolas contam com mais de 700 professores.

Em abril, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas do quadro do Magistério Público do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia. O texto, enviado pelo governador ao legislativo, atendia às reivindicações de professores, caciques, lideranças e organizações indígenas baianos e ratifica o compromisso do Governo da Bahia com a educação e a valorização dos docentes e gestores indígenas.

Continue Reading

Cultura