CINEMA
Polos Criativos Boca de Brasa iniciam atividades com inscrições para oficinas
Foto: Lucas Moura/Secom
A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), dá início à implementação dos Polos Criativos Boca de Brasa, em quatro diferentes territórios da cidade: Centro, Valéria, Cidade Baixa e Subúrbio/Ilhas. Neles, são promovidas atividades de formação, produção e articulação cultural, que repercutem junto à comunidade local. As unidades já estão com inscrições abertas para diversas oficinas.
O Polo Criativo Boca de Brasa Centro inscreve até o próximo dia 28 para os cursos gratuitos de Desenvolvimento de Documentário (Lab Doc), Escritas Criativas e Urbanas (Lab Poéticas), Teatro (Preparação de Atores), Iluminação e Sonorização e Gestão de Espaços Culturais. São 35 vagas para cada capacitação e as inscrições podem ser feitas através do site http:// linkme.bio/ nubas_escola .
As aulas acontecem no período de 24 de março a 30 de agosto, no turno vespertino, das 14h às 17h. Serão certificadas 30 iniciativas culturais e premiadas dez iniciativas com mentorias especializadas, em um total de R$100 mil em bolsa-estímulo.
O Polo Boca de Brasa Valéria também está com inscrições abertas, até 10 de março, para os cursos gratuitos de Audiovisual, Teatro Negro, Dança Afro, Sonorização, Iluminação, Cenografia, Serigrafia e Gastronomia. Podem se inscrever indivíduos ou grupos quem desenvolvam atividades artístico-culturais nos bairros de Valéria, Morada da Lagoa, Pirajá e Palestina. O site para participar das atividades é o http:// linktr.ee/ iceafro_ . As aulas acontecem de 20 de março a 7 de agosto, no CEU Valéria, em Nova Brasília de Valéria, das 13h30 às 17h.
Já o Polo Criativo Boca de Brasa Cidade Baixa inscreve, até o dia 24 de março, para os projetos de formação artísticas em três eixos temáticos: Linguagens Artísticas (Dança, Teatro e Circo), Técnicas do Espetáculo (Iluminação, Sonorização e Visualidades), e Serviços Criativos (Gestão de Espaços Culturais), através do link http:// bit.ly/ inscricaocbx .
São 40 vagas para cada curso e as aulas acontecem no período de 3 de abril a 27 de agosto, de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural Sesi Casa Branca, no Caminho de Areia. Ao final da formação, serão selecionadas dez propostas de participantes que receberão uma bolsa no valor de R$10 mil e mentoria para desenvolvimento dos projetos.
Já as inscrições para o Polo Boca de Brasa Subúrbio/Ilhas serão abertas em breve e podem ser acompanhadas na página do projeto do Instagram (@polo.bocadebrasa.suburbio).
Implementação – A implementação dos polos é resultado do edital que selecionou quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs), para a realização de atividades formativas das Escolas Criativas Boca de Brasa. Cada uma ficou responsável por diferentes territórios da cidade: no Centro/Brotas está a Associação Sociocultural Nubas, situada na Rua das Vassouras, s/n, Centro; já a Cidade Baixa ficou encarregada da Associação Conexões Criativas; as atividades do Subúrbio/Ilhas estão com a Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental Pontos Diversos; por fim, Valéria está com o Instituto Ceafro (ICeafro), que funciona no CEU Valéria, na Rua B, s/n, em Nova Brasília de Valéria.
“Os Polos Criativos Boca de Brasa têm questões importantes, como, por exemplo, o diálogo com as comunidades e as manifestações culturais locais. A ideia é entender e fortalecer o movimento cultural já existente nessas comunidades e, na sequência, potencializar esses movimentos e levá-los à roda da economia criativa, para gerar empregabilidade e fortalecimento dos grupos”, disse o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
Para o coordenador do programa Boca de Brasa, George Vladimir, os Polos Criativos são conceitos de toda a potência cultural e criativa das comunidades. “São passos além do fomento, saindo do campo do entretenimento e da diversão para o campo do empreendedorismo e da economia criativa”, explicou. Segundo Vladimir, o principal objetivo é fazer com que as iniciativas culturais impactem não só na fomentação cultural do município, mas na potencialização da economia criativa das artes da cidade, principalmente da periferia.
Cada organização foi contemplada com o apoio de R$500 mil, em recursos para implementação de ações, que promovam iniciativas culturais e criativas, atuantes nos Polos Criativos Boca de Brasa. As OSCs parceiras têm 14 meses, a partir do início do trabalho em dezembro de 2022, para a realização das quatro propostas contempladas.
Após essa primeira etapa, acontecem outras três, ao longo deste ano. Entre fevereiro e agosto, está prevista a realização de laboratórios referentes aos eixos temáticos de Linguagens Artísticas, Técnicas de Espetáculo e Serviços Criativos, possibilitando a certificação de pelo menos 30 iniciativas e 100 participantes em cada polo.
Entre setembro e outubro, a terceira etapa selecionará dez iniciativas certificadas em cada Polo, que receberão uma bolsa-estímulo no valor de R$10 mil para cada, além de mentorias para potencialização e qualificação do trabalho. Em agosto, outubro e dezembro, acontece a divulgação dos resultados das etapas anteriores, dentro dos projetos Palco Aberto, Boca de Brasa Apresenta e Festival Boca de Brasa.
Parceria – Para a gestora da Semdec, Mila Paes, a parceria com a FGM tem o propósito da fomentação cultural nos bairros, além do fortalecimento das instituições que executam trabalho cultural nas comunidades, com recursos para crescimento de suas operações.
“A FGM, no papel de fomentar a cultura, e a Semdec, no papel de gerar economia e renda, se unem nesse esforço para, de uma maneira muito objetiva, trabalhar a economia criativa e fortalecer essas iniciativas que, muitas das vezes, já acontecem nos bairros, de maneira conjunta”, disse.
Qualificação – Os Polos Criativos Boca de Brasa se estruturam a partir de três pilares: Escolas Criativas, Espaços Culturais e o Festival Boca de Brasa, que juntos buscam estimular a capacitação e qualificação artística, técnica e empreendedora do campo cultural em Salvador. A primeira etapa é voltada ao planejamento das ações, que envolve levantamento, identificação, mobilização e seleção de iniciativas culturais e criativas, que participarão das atividades formativas.