Connect with us

BELEZA

Rede estadual de ensino recebe seis mil exemplares do livro Torto Arado, que aborda temas como racismo e escravidão no Brasil

Published

on

Com o poema “Mulata, já não aceito”, a poetisa e quilombola Iris Neves abriu a cerimônia de lançamento, na rede estadual de ensino, da obra “Torto Arado”, do escritor baiano Itamar Vieira Júnior, que participou do evento, ao lado do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, no auditório da Secretaria da Educação, em Salvador. O lançamento, realizado na tarde de segunda-feira (14), marcou a aquisição de seis mil exemplares do livro, que serão distribuídos para 1.137 unidades educacionais, em toda a Bahia.

Torto Arado foi publicado pela editora Todavia, em 2019, e aborda temáticas como racismo e a escravidão no Brasil, vencendo, até aqui, três prêmios de literatura: Oceanos, Jabuti e Leya, este último, internacional, foi conquistado em Portugal. A proposta pedagógica, fundamentada na obra, possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio o conhecimento da própria história e cultura afro-brasileira, assim como o da luta e resistência dos seus ancestrais.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância da aquisição de obras literárias pela SEC e sobre o quanto os debates acerca dos temas, que atravessam as realidades de estudantes, são fundamentais para a formação de cidadãos. “Buscamos, cada vez mais, uma escola plural, em que todos os temas sejam respeitados e debatidos. O material será disponibilizado e orientaremos o seu uso para contextualizar com os movimentos quilombolas, indígenas e Movimento dos Sem Terra (MST), por exemplo”, explicou o secretário da pasta.

O autor Itamar Vieira Júnior, que tem formação em Geografia, e doutorado em estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou o motivo de os temas expostos nos livros serem tão importantes para os estudantes e educadores. “Penso que o professor e o aluno podem usufruir dessa história e, a partir daí, pensar, quem sabe, uma história nova”, pontuou o escritor, que também é autor do livro de contos ‘Dias’, além de ‘A Oração do Carrasco’ e ‘Doramar ou a Odisseia’.

A obra dará suporte para que educadores e estudantes acessem saberes sobre o passado colonial e escravagista brasileiro; a realidade dos trabalhadores no sertão baiano; bem como a formação das comunidades quilombolas na Bahia. Torto Arado também trata sobre as relações de trabalho semi-escravagista; a discriminação racial; e a questão da terra, além de fortalecer as identidades e cultura dos povos e comunidades.

A poetisa Iris Neves, que é da comunidade quilombola de Lages dos Negros, e oriunda do Colégio Estadual Luis José dos Santos, depois de descer do palco, onde compartilhou um de seus poemas, refletiu sobre a iniciativa da SEC em tornar a obra Torto Arado parte da didática do ensino público. “Sinto na pele todos os dias o incômodo e a dor da escravidão nos dias atuais, e esta obra entrega o domínio e o nosso poder de viver hoje, com a postura e a força que os nossos ancestrais nos deixaram. Saber que os estudantes de hoje vão poder trabalhar na sala de aula os temas deste livro e passar isso adiante é uma sorte e um prazer muito grande”.

Repórter: Laís Nascimento
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

BELEZA

Especial Sempre Mulher

Published

on

By

No último sábado, 12/03, a equipe da REDE SEMPRE TV esteve na loja Móveis Conquista gravando uma série de entrevistas com mulheres inspiradoras de Lauro de Freitas e região em função do mês da mulher.

Patrícia Lane, apresentadora e fundadora da REDE SEMPRE, entrevistou Priscila Savero, Dandara Lopes, Jussy Sodré, Cris Moura, Nadilene Nascimento e Suely Conceição.

Você pode conhecer mais a história dessas mulheres assistindo a programação da REDE SEMPRE, no canal 21 da RCA e nos aplicativos da USE TV e da FOX NETWORK TV.

E aqui pelo site da própria emissora www.tvsempre.com.br.

Patrocinadores: CONSTRUSOLAR, FASTLED, MOVEIS CONQUISTA, PALLAZO, TRUSS E RENOCARE 

Continue Reading

BELEZA

Governo do Estado lança nesta terça-feira cartilha com orientações para o período eleitoral

Published

on

By

Elaborada pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), a pedido da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a Cartilha Eleitoral 2022 reúne as condutas vedadas aos agentes públicos durante o período das eleições. A publicação ficará disponível nos meios digitais e será lançada nesta terça-feira (5), às 10h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, em evento que reunirá representantes de assessorias de comunicação de todos os órgãos da administração estadual.

O conteúdo tem como base as regras do Código Eleitoral e foi organizado com o apoio da Casa Civil. Os temas estão divididos em cinco tópicos: Publicidade; Obras e Inaugurações; Bens e Serviços; Servidores e Recursos Humanos; Responsabilidade Fiscal e Convênios.

Para o secretário de Comunicação Social do Estado, André Curvello, a publicação tem o objetivo de informar e orientar todos os agentes que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos no processo. “A cartilha mostra o compromisso que o Governo do Estado tem com a transparência e o rigor no cumprimento da legislação vigente no período eleitoral”, afirmou.

A Cartilha Eleitoral 2022 é voltada para todos os agentes públicos estaduais e traz detalhes relacionados às datas e vedações com prazo determinado. Entre os assuntos abordados estão a veiculação de publicidade institucional de atos, obras e serviços, a proibição da propaganda eleitoral em sites governamentais e o veto ao aumento de despesas com pessoal.

Continue Reading

BELEZA

Presença do Esportista de Atletismo Profissional Pedro Paulo na 4ª Corrida para Mulheres em Lauro de Freitas

Published

on

By

Vamos começar a segunda com o Pedro Faria passando pela nossa time line…

Ele que é um esportista profissional, um corredor mundial patrocinado pela Use Telecom e um ser humano acolhedor e cheio de energia boa trouxe para 4° Corrida das Mulheres de Lauro de Freitas uma atmosfera de integração, conexão e respeito

Não foi uma competição. Foi uma corrida de vencedoras, de mulheres que não param diante dos obstáculos da vida

Foi um movimento a favor da saúde física, mental e emocional da Mulher

Muita gratidão ao Professor Ribeiro por implementar um projeto esportivo de cuidado com a saúde da mulher na cidade de Lauro de Freitas

Nos estamos orgulhoso de todo empenho e superação da nossa diretora @patricialanelane, na produção executiva desse que é o maior evento de esporte feminino do município de Lauro de Freitas, em estrutura de rua e promovido pela própria sociedade.

Continue Reading

Cultura