DESTAQUE
Sempre Atual, Por Adilson Fonseca
Políticos ao mar
Vai ser difícil segurar a debandada dos políticos neo- esquerdista depois da condenação do ex-presidente Lula por unanimidade pelos desembargadores do TRF-4 de Porto Alegre. Isso porque além da quase certeza da prisão do ex-presidente nos próximos meses, há a convicção de que o próximo processo, em que envolve o sítio de Atibaia, ainda é mais contundente.
Fotos, evidências, depoimentos e documentos, atestariam a propriedade do sítio para a família da Silva, e com isso não haveria como escapar de uma nova condenação.
Políticos ao mar – I
No âmbito estadual, não se sabe ainda qual será o comportamento dos políticos neo- esquerdista nos próximos dias. Partidos como PP e PR, aliados da base de Rui costa, enfrentam pressões para pular fora do barco, enquanto a esquerda mais tradicional e aliada do PT, sofre pressão para ter candidato.
Do outro lado, o democrata ACM Neto avalia ainda se sairá ou não candidato. Mesmo com um quadro favorável, ele avalia o risco de ficar fora do cenário político em caso de derrota para Rui Costa, até 2022, quando haverá nova eleição.
O dilema da biometria
E o presidente do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, desembargador Edilton Rotondano tem uma enorme batata nas mãos para descascar. Com o fim do prazo do cadastro biométrico e a possibuili9dade de mais de 20% do eleitorado baiano e da capital terem o título cancelado, cresce a pressão para que esse prazo seja prorrogado até 31 de março.
Em Salvador, com pouco mais de dois milhões de eleitores, isso vai significa algo entre 400 a 500 mil eleitores, A| capital é o maior colégio eleitoral no estado e é nela que o prefeito ACM Neto tem mais força.
Inconformismo
O governador Rui Costa foi contundente na análise do resultado da condenação do ex-presidente Lula pelos desembargadores do Tribunal regional Federal de Porto Alegre (TRF-4, ao qualificar a situação como uma perda para a democracia e ao Estado de Direito.
O estranho é que aliados históricos, como o PC do B e o próprio PT baiano, na figura de deputados, não tenham vindo a público com a mesma ênfase do governador…