CIDADES
Synbio (Biologia Sintética)
O termo Synbio pode ser resumido como uma interface entre a engenharia e a biologia. Recentemente, estudos mostram a aplicação desse sistema em um design artificial, em engenharia de sistema biológicos e organismo vivos. Ou seja, entende-se como parte desse processo o desenho e construção de novos circuitos regulatórios que são utilizados a partir da integração de partes biológicas e modelos computacionais.
Para entender uma aplicação mais objetiva desse sistema, recentemente foi realizado um estudo sobre um organismo criado a partir do menor número de genes possível. Para se ter ideia, o menor organismo que possui o menor número de gene em seu sistema é o Mycoplasma genitalium, o qual possui 523 genes. Fazendo uma analogia, a primeira Synbio realizado por esses cientistas, SYN 1.0, apresentou uma cadeia de 473 gentes, denominada de Mycoplasma mycoides.
Mais recentemente, o estudo encontra-se na Synbio 3.0, e o cientistas analisam que o comportamento começa a neutralizar, chegando ao seu limite.