Connect with us

EVENTOS

Seminário DIÁLOGOS – A mulher como sujeito de direitos

Published

on

A nova masculinidade reafirma o direito de igualdade de gêneros contrapondo-se com masculinidade tóxica abre portas para a violência contra as mulheres  , contra a sociedade e contra os próprios homens

O número crescente de violência contra a mulher e o aumento assustador do feminicídio tem grande contribuição do fenômeno da masculinidade tóxica, pois abre portas para violência contra a mulher, contra a sociedade e aos próprios homens.

Este fenômeno faz mal não apenas às mulheres, mas aos homens que por vezes sofrem ao se perceber fora do padrão estabelecido como o ideal.

O Seminário DIÁLOGOS é mais um evento idealizado pela Subseção da OAB, em Lauro de Freitas, através da sua Comissão de Direitos Humanos, onde será discutido o tema: A Mulher como Sujeito de Direitos.

Com o intuito de solidarizar com as vítimas das chuvas em Lauro de Freitas foi idealizado esta 2ª Edição, com temas relevantes e de grande interesse para sociedade, que poderá mudar a história de cada um dos presentes e da sociedade.

“Com essa palestra, os convidados entenderão que podem desconstruir a cultura da masculinidade tóxica e reconstruir uma nova masculinidade que pode acabar com a cultura da violência na sociedade.” Afirma a Dra. Helena Posener, uma das palestrantes

Palestrantes:

  • YLLA GUIMARÃES DE SANT ‘ANA

Advogada criminalista

Membro das seguintes comissões da OAB/BA (Direito Militar /Comissão Permanente da Mulher Advogada / Comissão de Direito Tributário). Professora de Direito Penal no Curso Exatas Sem Fronteira.

Tema: GASLIGTHING- O abuso que você não se vê.

 

  • HELENA POSENER

Advogada, Doutoranda em Direito Penal/Constitucional (Universidade Federal de Buenos Aires- UBA/BA), Especialista em Direito Público (Faculdade Maurício de Nassau/BA) e em Psicopedagogia

Institucional (Universidade Castelo Branco/RJ), FATHE/MA)/Especialista em Criminologia

Feminina UCES- Buenos Aires /

Bacharelado em Direito (Faculdade Maurício de Nassau/BA) e Teologia (Faculdade de Teologia do Recife /

Formação de Extensão Universitária em Psicanálise (Universidade Federal da Bahia /ABPS (Professora de Direito Penal, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direitos Humanos e Internacional, Filosofia

do Direito, Bioética, e

Hermenêutica). Autora de Artigos Jurídicos, Poemas Escritora , autora e Co-autora de Bibliografias Jurídicas. Orientadora Educacional, Palestrante   apresentadora de programa de relevisão , Coordenadora Bibliográfica e de projetos Institucionais , Presidente da Comissão da Mulher Advogada e Subseção de e Lauro Freitas da OAB-BA Membro da Comissão permanente de Direitos Humanos,Membro de la RIJIA /Red Internacional de juristas da América Latina , Integración Americana de jurista , Membro de Organizações Internacionais  de combate a violência contra mulher da  Argentina , México, Colômbia Singapura , Índia ,Dubai e Portugal.

Tema: A nova masculinidade reafirma o direito de igualdade de gêneros se contrapondo com a Masculinidade tóxica.

  • LORENA MACHADO

Advogada. Procuradora da OAB/BA. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal.Formação em Droits de l’homme pela Universidade de Genebra/Suíça. Formação em International Human Rights Law pela Universidade de Utrecht/Holanda. Formação em Reforma Processual Penal pelo CEJA/OEA/Chile. Membro e assessora especial da Presidência do Instituto Baiano de Direito Processual Penal. Professora convidada da pós-graduação em Ciências Criminais da UCSAL.

Tema: criminologia feminista e a perspectiva da corte Interamericana de direitos humanos

  • HUMBERTO SÉRGIO NASCIMENTO SEARA

Advogado e teólogo.

Tema: A evolução dos direitos da mulher no âmbito social. Análise legislativa.

Dia: 23/05

Hora: 18:30

Local: Auditório da Unime

Entrada gratuita, mediante a doação de 01 (um) quilo de alimento não perecível (exceto sal)!

Contamos com a sua presença!


Por: Ney Barbosa
Imagem: Divulgação

Continue Reading

CULTURA

Neojibá realiza oficina no WCD 2024 e celebra os 2 anos do núcleo em Lauro de Freitas

Published

on

By

“Lugar da plateia é no palco”. Essa foi a frase dita pelo maestro Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo de Práticas Musicais (NPM) do Neojibá Lauro de Freitas, que marcou presença no segundo dia do World Creativity Day (WCD 2024). A oficina musical com o tema “Inovação e Tradição em foco”, teve uma apresentação interativa com a participação ativa da plateia, na manhã deste sábado (20).

“A gente quer trazer o público para dentro da orquestra. É muito mais uma oficina de quebra de fronteira, do que é público, o que é artista. Porque no Neojibá a gente fala muito sobre isso, que lugar de plateia é no palco. E muito mais que uma apresentação é trazer o público para dentro do que é nossas atividades, nosso dia a dia, além do funcionamento das nossas orquestras e dos nossos corais. Então a gente buscou uma atividade que a gente não procurou colocar fronteira”, completou o Maestro.

O empresário e morador de Lauro de Freitas, Vasco Augusto, parabenizou a experiência proporcionada pela oficina. “Está sendo muito legal, nós trouxemos nosso filho aqui para poder conhecer, e ele está adorando a experiência”, frisou.

2 anos x desenvolvimento social

Durante a oficina, o NPM aproveitou para celebrar, junto com o público, os dois anos em Lauro de Freitas, completados no próximo dia 23, como explicou Alexandre. “Nesse contexto da celebração dos nossos dois anos do NPM em Lauro de Freitas, a gente recebeu esse convite da prefeitura para participar do WCD, então a gente aproveitou para fazer um momento de celebração junto com as famílias dos integrantes, junto ao público em geral”.

Nesse período cerca de 300 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, já foram beneficiados diretamente pelo projeto, que gera um impacto para as crianças de desenvolvimento social com disciplina e conhecimento, como destacou o coordenador. “O impacto para as crianças é estar em um projeto de desenvolvimento social fazendo uma prática muito saudável, onde se traz a disciplina para o dia a dia, em que se traz o conhecimento não só musical. Tem o conhecimento social e histórico e, para além disso, tem um impacto para a comunidade, porque Lauro de Freitas pode dizer que tem sua orquestra e seus corpos estáveis, e terá sempre”, concluiu.

Ana Cláudia Miranda, pedagoga e mãe de um dos integrantes da orquestra contou como o NPM impactou na vida de seu filho. “Meu filho está aqui no núcleo desde que começou e a música é muito boa como terapia, para ajudar nas habilidades psicomotoras,  para ajudar no intelectual da criança. A música é uma terapia, tanto para a criança quanto para o adulto. Fora o orgulho imenso que tenho dele, cada vez mais ele vem melhorando. Que esse projeto continue, e cresça cada vez mais para dar oportunidade para incluir ainda mais crianças”.

Para Taciano Passos, violinista de 12 anos, a música melhorou sua qualidade de vida. “Quando eu não conhecia muito bem a música, eu tinha muita ansiedade, minha mão suava muito. Eu ficava com raiva muito fácil, por causa até dos jogos. Aí depois que conheci o Neojibá, que eu conheci a música, comecei a me controlar”, contou.

O WCD 2024 segue até este domingo (21), com mais de 50 atividades para todos os públicos, distribuídas em diversos espaços da cidade. Para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do World Creativity Day (https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-defreitas/activities).

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Continue Reading

CIDADES

Arraiá de Ipitanga: Prefeitura de Lauro de Freitas realiza cadastramento de ambulantes nesta quarta (14) e quinta(15)

Published

on

By

Os ambulantes que pretendem trabalhar no Arraiá de Ipitanga, em Lauro de Freitas, podem solicitar a autorização especial nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15). O cadastramento será realizado nestas datas, das 8h às 14h na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) localizada no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), km  7,5.

 

Para se inscrever é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de residência no município de Lauro de Freitas em nome do requerente, cônjuge, ascendente ou descendente. A entrega das licenças será no dia 20 de junho, às 9h, na SECULT. No mesmo dia, os comerciantes participarão de uma palestra com orientações aos licenciados.

A autorização garantirá aos ambulantes licenciados a comercialização de seus produtos nos circuitos oficiais do Arraiá de Ipitanga 2023 – Arena Domingos Balaieiro e Circuito Oficial Mestra Badinha. A festa será entre os dias 22 e 25 de junho no centro de Lauro de Freitas. Já para os festejos de São João, que serão realizados nos dias 17 e 18 de junho em Areia Branca, as atividades poderão ser exercidas de maneira livre, sem a necessidade de licença.

 

Para mais informações o munícipe pode acessar o decreto municipal nº 5.200, no diário oficial desta segunda-feira (12).

 

Texto – Giovanna Reyner

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Continue Reading

EVENTOS

Vigilância Sanitária lança cartilha com orientações sobre alimentos dos festejos juninos

Published

on

By

Texto: Ascom/SMS 

 

Com a chegada dos festejos juninos, verifica-se um aumento no consumo de alimentos típicos desta época do ano, a exemplo do amendoim, licores e preparações derivadas do milho, mais presentes no comércio local. Para os comerciantes e trabalhadores, bem como para toda a população, é importante ter uma atenção especial no momento da compra e consumo desses alimentos. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Visa), lança a cartilha “Cuidados com os alimentos do São João”, com dicas de como escolher, armazenar e alertas de saúde.

 

A cartilha contém informações sobre a importância da atenção nos locais da compra, orientações sobre os manipuladores de alimentos, cuidados na escolha, preparo e consumo de alimentos típicos como milho, amendoim, licores, coco e seus derivados, além de informações sobre rotulagem dos produtos, alergias alimentares e outras dicas e receitas. O material está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do link www. saude. salvador. ba. gov. br/ download/ cartilha-cuidados-com-os-alimentos-no-sao-joao/.

 

Conforme a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, a medida pretende contribuir para a proteção dos profissionais que manipulam os alimentos e os consumidores. “A iniciativa da cartilha é parte da cultura adotada na saúde: conhecer para prevenir. Orientamos o público, através dos cursos de qualificação, visitas técnicas e divulgação de materiais educativos como esse, para que a população tenha conhecimento dos cuidados necessários para compra e consumo de alimentos típicos desta época do ano, minimizando os riscos à saúde”, detalha.

 

Atividades – A Visa tem intensificado as ações de fiscalização e trabalhos de educação em saúde nos 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador. Na tarde desta segunda-feira (12), a equipe da do DS Brotas realizou ações educativas e de fiscalização na Feira do Ogunjá. Já na terça-feira (13), os comerciantes que atuam na área do DS Liberdade participarão do curso de Boas Práticas para Comercialização de Alimentos nas Festas Juninas, às 14h, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na rua do Queimado, 17, Liberdade.  No local, também será montado um espaço para orientações sobre os procedimentos para obtenção ou renovação do alvará de saúde.

Continue Reading

Cultura