Connect with us

DESTAQUE

Jussara Hubner – MULHER EM DESTAQUE SEMPRE

Published

on

Hoje vamos conhecer a história dessa Mulher em Destaque, JUSSARA MAQRUES HÜBNER
IDADE de 64 ANOS, natural do Rio de Janeiro, que aos cinco anos de idade perdeu um irmão um ano mais velho do que ela e, embora pequena sofreu muito precisando ser consolada pelo pai. Aos sete anos começou a estudar piano e aos 20 anos tornou se uma pianista profissional.

Sua mãe era professora de piano e incentivou aos quatro filhos a estudarem música. Porém, a única que levou até o fim foi Jussara. O pai era escritor e advogado e a colocou para encenar em uma de suas peças. Foi uma experiência riquíssima durante a adolescência de JUSSARA.

Acompanhe nossa entrevista:

PARA VOCÊ COMO É SER MULHER E ASSUMIR UM PAPEL DE DESTAQUE NA SOCIEDADE?

Nós vivemos um tempo de maior liberdade como mulher. Hoje vemos diversas mulheres assumindo um papel não imaginável em tempos atrás. Engenheiras, Juízas, Motorista de ônibus, Violoncelistas.
Maravilha! A mulher é capaz de qualquer coisa.
Creio que não importa se ela escolher ficar em casa ou for trabalhar “fora de casa”. Ela sempre terá um local de destaque. Basta apenas reconhecer seu valor. E se colocar como um ser importante no desenvolvimento da sociedade.
A mulher precisa, mais do que nunca, entender que sua realização pessoal não deve depender de outra pessoa. Ela pode sim realizar-se como esposa, mãe, e ser uma profissional de excelência. Uma coisa não exclui a outra.

VOCÊ JÁ ENFRENTOU DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO DURANTE SUA CARREIRA PROFISSIONAL?

Nunca. Mas não significa que no decorrer de minhas experiências eu não me tenha deparado com situações dolorosas em relação a diversas mulheres.
Em minha casa fui criada com muito amor e respeito. Meu pai me admirava muito. Agora, em sua formação, filha mulher era pra ser protegida e isso acontecia. Meus dois irmãos eram responsáveis por mim e minha irmã. Eu via isso como cuidado. Nunca interpretei como discriminação.

QUAIS ASPECTOS DE SUA VIDA PESSOAL OU E PROFISSIONAL FORAM AFETADOS POR ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO OU VIOLÊNCIA?

O que me recordo é que na idade de 14 anos indo de ônibus para aula de piano, sentou-se ao meu lado um homem e tentou me intimidar. Foi bem chato, não gostei. Conversei com minha mãe e ela ficou bem chateada. Naquele tempo era o máximo que se fazia. Isso, porém não chegou a afetar minha vida.


VOCÊ RECONHECE QUE A UNIDADE ENTRE AS MULHERES PODE MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS DE UM MODO GERAL?

Depende do que se entende por unidade. Unidade de pensamento, de visão de mundo…
Creio ser muito difícil essa unidade. Penso que se aprendermos a compartilhar mais nossas experiências boas ou ruins, podemos ter uma chance de perceber que muitas coisas são comuns e isso traz um certo conforto em sabermos que não estamos sozinhas na caminhada. E de repente, a experiência da outra pode nos ajudar a encontrar a saída necessária para aquela situação.

COMO É PARA VOCÊ LIDERAR OOUTRAS MULHERES?

É bom demais. Aprendemos muito uma com as outras. Compartilhamos alegrias e preocupações. Choros e sorrisos.
COMO FOI COMEÇAR SUA HISTÓRIA COMO PROFESSORA?
Sou filha de professora. Desde os 16 anos ensino. Primeiramente piano e depois fiz concurso para professora universitária e ensino até hoje. `Ser professora [é minha paixão].

COMO VOCÊ PERCEBE A RALIDADE POLÍTICA DO PAÍS HOJE?

Estamos colhendo uma semeadura de quinhentos anos. Muita injustiça social, falta qualidade na saúde, na educação, na segurança pública. Mas, hoje eu tenho esperança. Sonho com um país melhor. Menos desigualdade e mais fraternidade. Menos impunidade e chega de corrupção. Acima de tudo, creio que existe no olhar de DEUS, a visão para o Brasil , de se tornar uma grande nação. Somos ricos em tudo: Um povo lindo, uma natureza exuberante.
Tenho esperança de um Brasil melhor. Não sei se a mudança será em breves dias, mas, certamente ocorrerá.


FALE-NOS SUA EXPERIÊNCIA COMO MÃE:

Ser mãe para mim é algo que transcende qualquer explicação. É simplesmente MARAVILHOSO.
Sou mãe de três filhos homens e uma menina. O estar com eles, caminhar com eles, experimentar seu desenvolvimento passo a passo desde bebê até a idade adulta, marcaram minha vida que me considero uma pessoa muito feliz e completa. Hoje todos estão casados seguindo suas vidas de modo admirável. São pessoas dignas responsáveis, compromissadas com o que é certo e justo. Tenho cinco netos maravilhosos e um marido companheiro. Temos 41 anos de casados e até hoje sorrimos juntos e partilhamos das coisas um dom outro com muita satisfação e alegria.

VCOÊ É UMA MULHER DE MUITA FÉ E PRINCÍPIOS RELIGIOSOS COMO VOCÊ PERCEBE O PAPEL DA MULHER NO CONTEXTO RELIGIOSO NOS DIAS DE HOJE?

A mulher sempre foi vista a partir de Jesus como ser tão importante quanto o homem. Embora sabemos que a cultura na época de Cristo não pensava assim. Mas essência de Cristo permanece. Não há ninguém para Deus melhor um do que o outro.
Hoje em dia, a mulher tem se destacado como conferencistas, pregadoras, pastoras. Isso é muito bom.
A mulher tem contribuído em muito para o desenvolvimento espiritual preenchendo a lacuna muitas vezes deixada pela interpretação masculina em diversas situações. Isso também é muito positivo.
Não devia haver guerra dos entre os sexos e sim parceria e compartilhamento dos saberes.
QUAIS OS PLANOS PARA O FUTURO?
Continuar o que faço e amo. Ser professora, clinicar, visitar meus filhos e netos mais vezes e viajar. Organizar uma escola infantil com artes, música, línguas em Paripe na Igreja Batista Pérola dos Mares. Quem sabe editar meu livro.

NOS FALE UM POUCO SOBRE OS PROJETOS ESPECÍFICOS, DESENVOLVIDOS DURANTE SUA JORNADA PROFISSIONAL:

Ah! São tantos projetos criados e executados. No interior da Bahia em Jaguaquara organizei uma escola de música e artes em que um dado momento tinha quase 90 alunos. Apresentávamos cada final do ano os alunos em um recital que se tornou um marco na cidade.
Na área religiosa, elaboramos um projeto na igreja com jovens meninas de uma vez na semana termos um encontro em minha casa para um café deliciosa às seis horas da manhã, antes de irem para o trabalho. Na verdade esse grupo se transformou em um grupo terapêutico, onde compartilhavam suas nossas lutas e vitórias. O resultado foi de uma riqueza muito grande para elas. Marcaram as vidas delas esses encontros. Sentiam-se amadas e acolhidas. Durou um período de dois anos. Ao me mudar para Salvador o grupo foi desfeito. Mas existem relatos até hoje sobre esses encontros.
Na UESB, organizamos um projeto Artes na UESB com aulas de flautas e formação de um coral.
Em outra faculdade implantamos o CINE REFLEXÃO, onde por meio de filmes dialogávamos e havia uma troca sensível por meio de outra linguagem, a linguagem cinematográfica, que muito pode contribuir com a formação do estudante de graduação.
Por meio de um projeto abraçado pelo Núcleo de Apoio ao estudante NAE, o ouvir sensível, foi possível ajudar muitas pessoas acadêmicos, funcionários e familiares.

DEIXE AQUI UM CONSELHO DE VIDA PARA AS OUTRAS MULHERES;

A minha vida não foi perfeita, tive minhas lutas e dificuldades não como especificamente como mulher, mas, como pessoa. E fui descobrindo ao longo dos meus 64 anos que reconhecer quem somos nos aceitar como somos aceitar o outro como é, é muito bom.
Como eu consegui isso? Ainda não finalizei minha conquista. Cada dia é um dia. Mas para mim, compreender o outro e se importar com o outro é saúde. Olhar para fora de mim mesma me dá uma dimensão que não estou só. Procurar ajuda quando preciso me faz muito bem. Reconhecer que sou humana e não uma supermulher é reconhecer que posso errar, mas também posso corrigir. E sonhar, sonhar muito. Pois só se realiza algo quando primeiro se tem um sonho.

EM QUAIS ASPECTOS VOCÊ SE CONSIDERA TER ALCANÇADO SUCESSO PLENO EM SUA VIDA?

Primeiro precisamos definir o que é ter sucesso. Pra mim sucesso e ter alegria com as coisas simples da vida. É amar e ser amada. É poder sentar em uma roda de amigos e dar uma boa gargalhada. É ter amigos. E ter filhos amigos. É ter uma família que te honra e te respeita. É ver os filhos dos filhos. É reconhecer que DEUS É B OM O TEMPO TODO. É ter um coração cheio de gratidão por tantas coisas boas que recebemos. E as não tão boas, transformá-las em aprendizados. Isso pra mim é ter sucesso. Então eu sou plena. Alcancei tudo isso.

FALE-NOS UM POUCO SOBRE SUA ROTINA DE VIDA.

De segunda a sábado sou professora e atendo em consultório. Aos domingos vou à igreja pela manhã e a noite. Durante a semana dou aula de piano aos meus netos. Isso é sagrado. Quando dá tempo saiu com meus netos vou ao shopping, lancho com eles, vou ao cinema. E tiro um tempo também para almoço em família e saída com o maridão. D
Diariamente faço minha devocional, leio a Bíblia e oro.

Contatos:
7199962372
Face bock. Jussara Hubner
Instagran hubnerjussara

DESTAQUE

Salvador recebe delegação argentina para compartilhar boas práticas na segurança viária

Published

on

By

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado e Joice Pinho/Secom PMS

A capital baiana está trocando experiências sobre boas práticas em segurança viária no transporte público de ônibus com uma comitiva que atua na cidade de Buenos Aires, Argentina. A cooperação tem como foco a gestão de velocidade e troca das políticas de segurança viária das cidades, a partir do apoio recebido pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Na quinta-feira (25) o grupo acompanhou o início das operações do novo trecho do BRT pela manhã e, à tarde, se reuniu na sede da Secretaria de Mobilidade (Semob), no Caminho das Árvores, para conhecer mais do serviço de transporte prestado aos soteropolitanos. A comitiva contou com a presença do subsecretário de Planejamento da Mobilidade, Antonio Cortés, da Especialista em segurança viária da WRI Brasil, Adriana Jakovcevic, e outras autoridades.

Na ocasião, foi apresentado o plano de segurança viária de operadoras, realizado pela Empresa Transportes 9 de Julio, no âmbito do Programa “Choferes Líderes”. Antonio Cortés explanou sobre a percepção ao conhecer o sistema utilizado na capital e a cooperação entre as equipes de trabalho.

“Foi um momento muito produtivo, porque podemos trocar experiências com problemáticas similares entre as cidades. O BRT é muito interessante e a eletromobilidade, também. Buenos Aires não tem ônibus elétricos e isso nos interessa muito. Achamos também muito interessante as autoridades estarem interessadas em resolver as questões de segurança no trânsito e estarem preocupados com a mobilidade. O nível técnico também é muito bom”, afirmou.

Inspiração – Devido ao trabalho realizado, Salvador tem recebido constantemente delegações que buscam conhecer os avanços no trânsito e mobilidade da capital. Os grupos são de brasileiros e também de outros países, a exemplo de Uganda, na África, que também esteve na capital recentemente.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a importância de apresentar os avanços significativos que a cidade conquistou na segurança viária nos últimos anos para inspirar outras cidades em suas ações. “Aliamos desde a ampliação da fiscalização, conceito diferente nos projetos de requalificação de vários pontos da cidade, a exemplo da orla, com o conceito da segurança viária através da redução de velocidade, passeios mais largos, ciclovias e outras medidas para permitir uma mobilidade ativa, porém segura”, explicou.

O gestor contou que várias ações foram implementadas na capital para que ela se tornasse mais segura para todos no trânsito. “Além disso, tivemos um longo caminho com ações de educação viária, educação para o trânsito com crianças e escolas. É um conjunto de fatores que nos trouxeram a este patamar que Salvador hoje tem de ser a cidade com menor índice de mortes no trânsito no país”, concluiu.

O titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Décio Martins, apresentou os resultados de melhorias diárias nos últimos 12 anos e diminuição de acidentes fatais, atingindo a meta da ONU. “O desafio foi enorme e na primeira década – de 2011 a 2020 – diminuímos em 51% o número de acidentes anuais e renovamos até o ano de 2030 o compromisso com a ONU de reduzir em mais 50%. Ano passado foi o ano com menor número de vítimas fatais sendo pedestres, desde que nós começamos a fazer essa aferição. Por outro lado, estamos preocupados com os motociclistas que tem puxado uma curva de crescimento não apenas em Salvador, mas na América Latina”, finalizou.

Como medidas para contribuir na obtenção da meta de redução de mortes e lesões no trânsito da capital, a Transalvador destaca a criação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento, além de as equipes terem como foco a fluidez do trânsito e segurança viária. Aliado às estratégias, Salvador contou com a instalação de 120 radares e redução da velocidade máxima de algumas vias públicas.

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeito participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

Published

on

By

Fotos: Betto Jr./Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar/Secom PMS

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que é correalizado pela Prefeitura, vai reunir na capital baiana mais de 170 escritores, artistas e personalidades do Brasil e do mundo, em mais de 100 horas de palestras, painéis, debates e outros conteúdos para todos os públicos em três espaços temáticos: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.

A bienal deste ano tem como tema “As Histórias que a Bahia Conta” e terá a presença de pelo menos um participante baiano em todas as atividades, seja um autor, um mediador ou uma personalidade. Na edição anterior, realizada em 2022, o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, batendo recorde de um só dia, quando 20 mil pessoas estiveram no Centro de Convenções.

“No ano retrasado nós fizemos um esforço grande para trazer a Bienal de volta, que há 10 anos não ocorria em Salvador. Por isso é um orgulho que, pelo segundo biênio consecutivo, ela esteja aqui. Em 2022 foi um verdadeiro sucesso, pois 90 mil pessoas mergulharam neste que é o maior evento cultural do Brasil. Eu tenho certeza que a edição deste ano será ainda melhor, afinal de contas, nesses próximos dias Salvador será o palco principal do Brasil para a literatura”, disse Bruno Reis na abertura.

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Smed), distribuiu 10 mil vales-livro, em formato de cartão, no valor de R$40 cada, para alunos da rede municipal adquirirem seus exemplares na Bienal do Livro 2024. Neste ano, os vouchers dobraram em quantidade e valor do tíquete. Na última edição, foram entregues 5 mil vales no valor de R$20 cada.

Além disso, a Smed vai contemplar o dobro de estudantes. Na edição passada da Bienal, crianças de 100 escolas da rede participaram de excursões de visita ao evento. Além dos alunos, os profissionais da educação municipal também vão receber vales-livro, no valor de R$60 cada.

“Essa feira é muito importante para estimular a nossa garotada ao hábito da leitura. Leitura que é fundamental para que a gente possa ter nessas crianças uma formação intelectual. Queremos estimular também que, através dessa garotada, a Bahia e Salvador continuem sendo o berço da cultura brasileira. Estimulando a chegada de novos talentos, produzindo ainda mais novos intelectuais. Então, é com muita alegria que a Prefeitura apoia um evento como esse e aqui se faz presente”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions, empresa que administra o Centro de Convenções, falou sobre a diversidade de atrações: “A Bienal é feita para ser um programa, um lugar divertido para as pessoas que gostam de ler, mas também para as pessoas que não têm o hábito da leitura”, disse.

“É um lugar para famílias, crianças, adultos, vizinhos, amigos, namorado, namorada. Temos uma programação infantil, com atividades lúdicas para, de uma maneira bem divertida, despertar nas crianças esse interesse pelas histórias, pelos livros; temos a Arena Jovem, para o público adolescente; e o Café Literário, que já é um público mais adulto. Então é mesmo muito diversificado”, completou Tatiana Zaccaro.

Programação – A Prefeitura também terá uma programação própria na Bienal do Livro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A participação se dará através de dinâmicas, ações socioculturais e educativas em três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.

O Stand Casa das Histórias terá apresentações de palestras, lançamentos de projetos e livros e encontro de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresenta histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário trará um papo animado com os profissionais de desenho e artistas que fazem as traduções dos textos e poesias, com seus desenhos, além de conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

Na ocasião, o público poderá conferir todas as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê, voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário – projeto que, no Verão, percorre praças da cidade de Salvador.

Presidente da FGM, Fernando Guerreiro destacou a força do evento: “As feiras literárias estão aumentando cada vez mais no Brasil inteiro, e a Bienal do Livro é a mãe das feiras literárias, é o primeiro grande evento literário do Brasil. Então eu fico muito satisfeito que ela tenha voltado e esteja com essa força toda, com a participação de muitos jovens, isso é algo muito importante. E também dos autores baianos, esse estande da Fundação é toda homenagem às editoras e autores baianos. Então isso é muito importante, que a gente tenha esse movimento na Bahia, em Salvador, principalmente, de livros sendo editados e publicados”, afirmou.

Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira (29), com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita. No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa ‘As Imagens das Letras’, mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine.

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos no site oficial do evento (https://bienaldolivrobahia.com.br/). A entrada custa R$30 (inteira) e R$15 (meia). Durante os dias da Bienal haverá também bilheteria física no próprio espaço do evento.

Continue Reading

DESTAQUE

Mulher é morta a facadas em Águas Claras; companheiro é o principal suspeito

Published

on

By

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos

Uma mulher de 41 anos foi morta a facadas, nas primeiras horas desta quinta-feira (25/4), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Familiares ouvidos pela reportagem da TV Aratu disseram que a vítima, identificada como Tatiana Santana, foi assassinada pelo companheiro, que está foragido.

O irmão de Tatiana, Miguel Santana, contou que vizinhos entraram em contato com ele, informando que a irmã teria sido agredida durante a madrugada e que estava no Hospital Eládio Lasserre, onde deu entrada já sem vida.

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos. A Polícia Militar informou que policiais do 22º BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência e constaram o fato. A Polícia Civil ainda não respondeu às nossas solicitações.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios. Confira o texto na íntegra:

“A 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai apurar o feminicídio de Tatiane Santana Peixoto, de 41 anos, vítima de golpes de faca na manhã desta quinta-feira (25), em Águas Claras. Uma equipe do Silc/DHPP foi acionada e expediu as guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito de praticar o crime é o companheiro da vítima, que já foi identificado e está sendo procurado. Oitivas e outras diligências investigativas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias e motivação do feminicídio”.

Fonte: Aratu On

Continue Reading

Cultura