Connect with us

DESTAQUE

Nalvinha Pelé – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

A Mulher em Destaque da nossa coluna hoje e Edinalva Silva Santos de Castro, a Nalvinha Pelé que está como Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Lauro de Freitas.

Com 55 anos, casada, natural de Lauro de Freitas, pedagoga com uma vida politica na comunidade, contou um pouco sa sua história para nossa equipe:

Família é a base de tudo, e a minha família sempre foi meu porto seguro. Cresci ouvindo minha saudosa mãe dizer que se for um bom filho será um bom tudo, mas se for um mal filho não será um bom nada. Eu sempre levei comigo essa cartilha tenho certeza que fui uma boa filha, cuidei dos meus pais até o último dia deles. Tinha uma relação de muita amizade com minha mãe Edna, e isso foi o meu principal motivo para ser quem sou hoje, éramos cumplices ela não saía de casa sem mim e nem dormia sem me ver chegar. Hoje sou casada mãe de 3 filhos e avó de uma neta linda minha doce Amora, ser avó é uma experiência maravilhosa estou curtindo muito minha netinha que é a continuação da minha existência.

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

 É sem dúvida desafiador, ser mulher no país em que vivemos, onde os índices de femicídio só faz crescer não é fácil, nunca foi, estou contrariando estatísticas do machismo estrutural, hoje mulher negra, periférica, Secretária de Politicas para as Mulheres me sinto como se tivesse que matar um leão por dia para mostrar meu potencial desviando dos olhares tortos, do machismo, e da falta de sororidade.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Sempre, fui a primeira instrutora de direção do município, profissão que naquela época e ainda nos dias de hoje é de predominância masculina, entrei na política quando não existia cotas partidárias, nem obrigatoriedade de candidatura feminina, sempre fui à frente das expectativas logo incomodei muitos, mas sempre me impus e acho que graças a minha postura não sofri ainda mais.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Por sempre entender o meu potencial, sempre busquei ser a melhor que podia em tudo que me prestasse a fazer, logo bati de frente com pessoas influentes para defender os interesses da periferia e os meus também, fui na contra mão do óbvio, fui discriminada e sou, por que as pessoas não entendem que aquela vendedora de bananas, aquela manicure, aquela mulher de família pobre, estudou e está galgando novos horizontes. Isso me motiva a continuar sendo uma pessoa e uma profissional melhor com certeza.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

A unidade de mulheres chamamos de sororidade, é a união do nosso gênero, uma apoiando a outra, consertando uma a coroa das outras, por que somos todas rainhas. A união das mulheres nos tornaria invencíveis, somos maioria no País e no mundo e as que mais sofrem com as mazelas da sociedade.

Como é para você liderar outras mulheres?

É um trabalho de formiguinha como dizem, convencendo uma por uma sobre o papel e importância de cada uma, ouvindo críticas e oposição onde deveria ser união, estou à frente de uma pasta hoje para somar, para empoderar mulheres e conscientizar homens. Tem sido uma luta árdua mas, um encantamento diário em poder fazer a diferença na vida de tantas.

Como foi começar sua história como gestora pública?

Me senti lisonjeada ao receber o convite para assumir a Secretaria de Política para as mulheres, sempre trabalhei em prol do social, gosto de trabalhar com pessoas e mudar vidas, é importante ver a superação delas, isso me dá um gás e é o que me move. Desde que assumi a Secretaria venho estudando muito sobre como posso deixar a minha marca que é justamente a transformação benéfica na vida das pessoas e é assim que quero colocar em prática dentro da legalidade e sendo a mais humana possível.

Como você percebe a realidade política do município de Lauro de Freitas hoje?

Somos liderad@s por uma mulher, então não poderíamos estar em melhores mãos, uma mulher forte aguerrida, humana e que não mede esforços para que tenhamos uma cidade mais digna.
Apesar de muitos esforços ainda vejo a política municipal em sua maioria sendo dominada por homens, reflexo disso é nossa Câmara onde a maioria dos nossos representantes são homens, mesmo tendo as mulheres (eleitoras) como maioria, as mulheres não estão votando em mulheres.
De forma geral estamos evoluindo muito quanto ao quesito valorização dos filhos da terra, devemos isso a prefeita também sou um exemplo deste valor.

Nos fale sobre sua experiência como mãe?

Sou mãe de 3 maravilhosos filhos que são minha força e meu orgulho, deles e de mim por ter conseguido passar ensinamentos que os tornam pessoas que fazem a diferença. Daniele, Flávia e Fabrício são presentes de Deus em minha vida, são alegres, inteligentes e guerreiros como eu. Sou suspeita para falar deles mas quem os conhecem sabem do que estou falando. Meus maiores e melhores presentes de Deus. E agora minha princesinha linda e doce netinha Amora Maria por quem tenho um amor incondicional.

Você é uma mulher de muita fé e princípios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?

Tenho uma fé inabalável em Deus, creio nele e em sua vontade, é nele que peço orientação para tudo que faço ou pretendo fazer na vida, sem dúvida meu pa e melhor amigo.
A mulher ela está ocupando espaços inclusive em religiões onde em outros tempos eram proibidas até estar presentes e isso é um avanço enorme, estamos deixando de ser figurantes e estamos com o protagonismo. Independe de religião, credo, a mulher pode estar e ser o que ela quiser.

Quais os planos para o futuro?

Muito trabalho para desenvolver ainda na SPM, ainda estamos arrumando a casa, mas muitas coisas boas vem aí com certeza, muitos projetos e parcerias, vamos aguardar dias melhores em razão da Pandemia para que tudo volte a sua normalidade e possamos colocar em prática.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos, desenvolvidos durante sua jornada como gestora pública:

Ao longo dos anos no serviço público pude participar de vários projetos em conjunto com as gestões que participei, sempre oferecendo o meu melhor em buscar de melhorar a qualidade de vida das pessoas, já fui diretora de escola formal, escola fe cadetes, diretora de departamentos, coodenadora do SAME, COOD da UPINHA e hj na SPM aguardando o retorno da vida normal p continuar as nossas ações.

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?

Mulheres nunca desista de lutar, sejam vcs mesmas, continue conqistando seus espaços e nunca esqueçam,  só vc pode mudar sua vida, nós somos o que quisermos ser! A regra p alcançar a felicidade é ser uma boa filha.

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Sem dúvida nenhuma em todos, acredito que sucesso alcançamos diariamente, em cada oportunidade de viver mais um dia que Deus nos concede, sou uma mulher que entendo meu papel na sociedade e faço a diferença na vida das pessoas, tenho uma família maravilhosa, tenho um trabalho que me permite transformar realidades adversas. Posso querer mais o que?

Nos fale um pouco sobre sua rotina de vida?

Acordo sempre muito cedo, cuido da rotina da casa, sigo para o trabalho, onde considero minha segunda casa, só encerro minha jornada profissional quando atendo a última pessoa, sigo para casa posta a outra jornada de estudo e um tempo que tiro para minha família e dar um abraço em minha neta.

Você tem se envolvido muito com questões sociais e politicas aqui no município de Lauro de Freitas. Você tem planos de ser vereadora?

As questões  que envolve o social sempre foi e continua sendo meu grande desafio, pois já trabalhei na sec de desenvolvimento social logo no inicio da minha vida pública e nuca foi fácil  e lá aprendi muito como lidar com o povo e foi quando me apaixonei pelo social é uma das formas q temos de diminuir as desigualdade entre os cidadãos fortalecendo a luta por dias melhores para toda sociedade.
Sempre q tenho oportunidade falo p as pessoas q dizem n gostar de política, digo q todos nós somos seres políticos e como tal não devemos nunca dizer q n gostamos de política,  pois ela é q trás para a população todos os modelos q temos de: Saúde, Educação, Segurança, moradia em fim politicas publicas p a Nação. Precisamos com tudo melhorar as nossas escolhas.
Sempre tive planos, pois acredito q no legislativo poderei representar o nosso município e as mulheres q tanto necessitam de representatividade, já que somos maiorias precisamos tb ocupar mais os espaços de poder.

Está filiada a algum partido político  desde de quando?

Estou filiada ao PRB (Republicanos) tem mais de 11 anos.

Como está  sendo sua experiência a frente da SPM de LF?

É uma experiência vasta, com muitos fesafios, em especial no momento onde cresce em todo País a violência contra as mulheres e o feminicidio e apesar da nossa gestora Moema Gramacho ter sido tão sensível e preocupafa com a causa, que trouxe p o nosso municipio uma SPM, porém temos nos  esforçado em busca de politicas públicas de enfrentamento a violência, aumento das acoes em busca de fortalecimento do emprego, renda, qualificação profissional, p essas mulheres já tão sofrida e assim alcançarmos os resultados satisfatórios.

Veja na integra a entrevista com Nalvinha Pelé no PROGRAMA Roda de Política:

 

CIDADES

Com a missão de melhorar cada vez mais a educação da Bahia, Jerônimo inaugura escola em Saúde

Published

on

By

Também foram entregues, nesta sexta (12), no município, obras de segurança e mobilidade

O município de Saúde, no centro norte baiano, ganhou, nesta sexta-feira (12), uma nova sede do colégio estadual, uma unidade conjugada das Polícias Civil e Militar, além do novo Mercado Municipal Zilda Santos dos Reis, que passou por reforma e ampliação. As obras foram inauguradas pelo governador Jerônimo Rodrigues, que também deu por entregue a pavimentação do trecho de rodovia que liga o entroncamento da BA-131 ao distrito de Genipapo.

O governador expressou sua satisfação sobre as intervenções importantes realizadas em Saúde, como colégio estadual. “Uma alegria ter mais uma unidade de educação em tempo integral, garantindo a presença dos estudantes o maior tempo na escola”, celebrou Jerônimo.

A sede do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro passou por obras de modernização e agora funciona na modalidade tempo integral. Com a reforma, o prédio passa a ter oito salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, restaurante, teatro e quadra poliesportiva coberta. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões na intervenção.

Além do ensino convencional, são oferecidos cursos técnicos de zootecnia, segurança do trabalho e agropecuária. A secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, destaca a melhoria pedagógica que estas unidades vêm promovendo. “Essa entrega é carregada de significados, porque potencializa a aprendizagem dos estudantes para que eles possam construir os seus sonhos, construir seu caminho, construir suas ideias e sua vida para o mundo do trabalho e para o projeto de vida deles. Então, essa entrega aqui tem muito sentido e muito significado para o Governo do Estado e para a Secretaria da Educação”.

O colégio atende mais de 600 estudantes, como Wivian Kathleen e José Antonio, ambos do 2º ano do ensino integral, que consideram fundamental essa ampliação, oferecendo melhores condições para aprender. “Essa reforma vai ajudar muitos alunos. Eles vão ter um futuro brilhante, maravilhoso”, avaliou José Antonio. “Em relação à escola antes e agora, agora está muito melhor, a estrutura do colégio está mais bonita, mais moderna”, completou Wivian.

Segurança Pública

A segurança dos saudenses vai ser reforçada com a entrega da nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial, da Polícia Civil (DT), com o Pelotão da Polícia Militar, pertencente a 24ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Jacobina. A obra conjunta teve o aporte financeiro de R$ 2,7 milhões. Essa é a 13ª unidade inaugurada somente em 2024 e a 75ª no governo Jerônimo Rodrigues. Mais proteção para os 10.478 moradores locais, como destaca o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. “Isso representa um avanço muito grande para as forças de segurança, dando melhores condições de trabalho, modernizando a capacidade do policiamento, de investigação e, consequentemente, prestando o melhor serviço à população. É o maior projeto de melhoria da rede física das forças de segurança, em prol da segurança pública e das forças de segurança”.

Desenvolvimento Rural

Na ocasião, por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi totalmente reformado o Mercado Municipal Zilda Santos dos Reis, que passou por obras de reforma e ampliação. O investimento foi de quase R$ 870 mil. O local conta com 32 boxes e restaurantes. Com isso, os comerciantes passarão a ter um espaço mais adequado para vender seus produtos. Buscando padronizar e organizar o local, a CAR ainda doou 60 barracas de feira.

Estradas

Jerônimo deu por entregue a pavimentação do trecho de rodovia que liga o entroncamento da BA-131 ao distrito de Genipapo. Foi investido R$ 1,2 milhão nessa obra. O trecho recuperado tem extensão de 2 quilômetros, beneficiando cerca de 19 mil pessoas. O impacto positivo vai alcançar também as principais atividades econômicas da região, como agropecuária e o turismo. “Importantíssimo para conectar a população e ainda queremos poder entregar mais estradas, ligando a sede aos distritos e aos povoados”, acrescentou o governador.

Autorizações

A SDR, através da CAR, foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura local para construir uma unidade de beneficiamento de mandioca na zona rural de Saúde. Vão ser atendidas 80 famílias da agricultura familiar. Também por meio da parceria com a gestão municipal, foi autorizada a construção do mercado de carnes.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), foi autorizada a emitir ordem de serviço para requalificação da Praça Coronel Albino Pereira, no centro da cidade. O investimento é estimado em R$ 2,4 milhões e prevê implantação de quiosque, jardim, pavimentação e pergolado.

A Sedur, por meio da Conder, também recebeu sinal positivo para conveniar com a prefeitura para a pavimentação asfáltica de ruas no centro da cidade. A Sedur, novamente através da Conder, foi autorizada a conveniar com a prefeitura para a drenagem e pavimentação de ruas e requalificação da Praça do Alto da Santa Cruz, na sede.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Continue Reading

CIDADES

Em Lauro de Freitas, cadastro habitacional poderá ser realizado online a partir da próxima segunda-feira (15)

Published

on

By

A partir da próxima segunda-feira (15), os munícipes poderão realizar o Cadastro Habitacional de Interesse Social de forma online. O formulário estará disponível permanentemente no site da Prefeitura de Lauro de Freitas, e poderá ser preenchido pelo próprio cidadão.

O cadastro visa dar continuidade à base de dados e tem como objetivo identificar os munícipes em situação de vulnerabilidade, conforme explica a coordenadora do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (DEHAB), Alana Freire. “Todos os munícipes em situação de vulnerabilidade, que não possuem habitação ou residem em moradia precária ou área de risco, podem realizar o cadastro de Habitação, que funcionará permanentemente, como uma ferramenta de diagnóstico e para possíveis seleções de demanda”.

Além da possibilidade de cadastramento online, os interessados que atendam os pré-requisitos, mas queiram optar por um atendimento presencial podem se dirigir ao Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os postos descentralizados não vão mais funcionar.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), por meio da DEHAB, destaca que o cadastro não garante a concessão de unidades habitacionais, mas os dados serão utilizados como base de cálculo para futuros programas.

Texto – Yandra Barros

Foto – Wandaick Costa

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Continue Reading

CULTURA

Pedal da Cidade movimenta Salvador neste domingo (14)

Published

on

By

Foto: Alexandre Dias/Divulgação

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

O Parque dos Ventos, na Boca do Rio, é o ponto de partida do Pedal da Cidade, que ocorre neste domingo (14) em Salvador. O evento de ciclismo integra o Festival Viva Salvador, em comemoração aos 475 anos da capital baiana, encerrando os festejos de 2024.

O passeio terá um percurso de 17 km, com saída no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, em direção ao Rio Vermelho e retornando ao ponto de partida. Com concentração a partir das 7h30, o pedal vai percorrer 19 trechos da cidade.

Para participar da competição, o interessado deverá realizar sua inscrição de forma on-line, através do link: https://bit.ly/PedaldaCidade2024. Além disso, no dia do evento, o participante inscrito deverá levar a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, com montante a ser encaminhado para uma instituição de caridade. Até o momento, já foram contabilizados cerca de 900 inscritos.

“Para fechar as comemorações do aniversário, teremos esse pedal que já faz parte do calendário da cidade. Ano passado tivemos mais de 1,5 mil ciclistas e a expectativa pra este ano é alcançar 2 mil pessoas. É um pedal colorido, animado e aberto a todos que gostam de bicicleta. Teremos todo o apoio dos órgãos municipais, além de uma playlist animada especialmente para o pedal, que contará com um minitrio. Também sortearemos brindes e disponibilizaremos hidratação durante o percurso”, disse a coordenadora do programa Salvador Vai de Bike, Liana Oliva.

O Pedal da Cidade é realizado pela Prefeitura através do programa Movimento Salvador Vai de Bike e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

Continue Reading

Cultura