CIDADES
A Tecnologia e a Gestão de Pessoas
O desenvolvimento do RH 4.0 traz a tecnologia implementando diversos procedimentos, desde o gerenciamento de dados até a otimização de processos. “Nada é permanente, exceto a mudança”, essa é uma frase atribuída a Heráclito, famoso filósofo pré-socrático que traduz perfeitamente a gestão de pessoas nessa era tecnológica.
Para além das mudanças comportamentais em uma equipe, a velocidade das mudanças tecnológicas proporciona um processo de mudança constante e contínuo, onde adaptar-se ao novo é o primeiro requisito para o profissional da área de RH.
A Quarta Revolução Industrial conhecida como a Indústria 4.0 caracteriza-se pela implementação de tecnologias e sistemas digitais em processos variados, um conceito que nasceu nas indústrias e impacta, sobremaneira, o desempenho de profissionais dos mais distintos setores, sobretudo os profissionais de RH.
A implementação de tecnologias em processos de gestão de pessoas é um pilar fundamental para que o departamento de RH torne-se mais estratégico e menos operacional. Passando a desenvolver se de forma competitiva gerando maiores resultados para empresa.
O RH 4.0 não se limita a aplicabilidade de um software, mas, a uma mudança de mente. As equipes passam a operacionalizar as tarefas com menos burocracia, os profissionais trazem soluções mais assertivas e a empresa cresce. Com a pandemia, o novo normal abriu ainda mais as perspectivas da tecnologia na gestão de pessoas. O trabalho em home office traduz a necessidade de gerir equipes, através de ferramentas tecnológicas e digitais, o uso
frequente do acesso remoto a bancos de dados, as inúmeras reuniões por aplicativos, as horas de trabalho em rede oportunizou um crescimento exponencial da mentalidade tecnológica dos setores de RH, até mesmo, os processos de seleção passaram a ser realizados no formato online.
Na atualidade, a gestão de pessoas efetivamente está sujeita ao campo midiático, e por isso, a qualidade da conexão entre as equipes proporciona os melhores resultados. Estar disposto a compartilhar informações e criar soluções em rede é hoje um diferencial para o profissional de RH.
A cultura da empresa precisa ser permeada pela cultura tecnológica, pelas ferramentas digitais e midiáticas, o RH 4.0 favorece o diálogo, também, com fornecedores e consumidores. Na Era Digital e Tecnológica pressupõe-se processos que considerem as mudanças emocionais, sociais e culturais desses profissionais, como o tripé do sucesso em Gestão de Pessoas
Por – Patrícia Lane