SEMPRE ATUAL
COLUNA SEMPRE ATUAL por Adilson Fonsêca
Sempre Atual
Por Adilson Fonsêca
As peças começam a ser montadas
O governador Rui Costa quer repetir a chapa vencedora nas últimas eleições e, ao que parece, vai mesmo manter a parceria com João Leão, na disputa pelas eleições do próximo ano, quando vai tentar se reeleger. Com isso deve se aliar com o PSD, PSB, PP, PR, PT, PDT e PCdoB e ir ainda com Jaques Wagner e Ângelo Coronel, presidente da Assembléia Legislativa, para o Senado. Resta saber como ficarão os atuais senadores e preferenciais, a princípio, a disputarem as vagas: Otto Alencar (PSD), e Lídice da Mata (PSB).
Do outro lado, silêncio e especulações são o que não faltam. O prefeito ACM Neto disse que qualquer decisão só sai em 2018, apesar de se especular que a sua chapa pode ter uma mulher como vice (repetindo, com outro nome, a dobradinha na eleição para prefeito) e um prefeito do interior como e alguém do PSDB ou PMD como senadores. Neto, contudo, apesar de todas as pressões, mantém o segredo a sete chaves.
****************************
Quem vai ganhar é a população
O prefeito ACM Neto conseguiu aprovar na Câmara dos Vereadores financiamento de R$ 200 milhões para obras de requalificação urbana em Salvador. O dinheiro será bem vindo em 2018, coincidentemente ano de eleição, e quem ganha com isso é a cidade, que terá obras de Itapuã ao Bonfim em áreas como o turismo, requalificação urbana e tecnologia e saneamento básico.
Já no mesmo diapasão, o governador Rui Costa investe pesado na saúde no interior do Estado, tendo alcançado, graças aos mutirões, a realização de 13 mil cirurgias gratuitas diversas, prometendo ampliar esse número para 15 até o final deste ano. Esse é o lado positivo das eleições.
**********************
O temor da biometria
A notícia foi de pronto desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas serviu de alerta para a população de Salvador que tem lotado os postos de cadastro de biometria com vistas ás próximas eleições. A notícia falsa (fake new) falava em multa de R$ 150 para quem não se cadastrasse até o final do ano, coisa que o TSE negou. O que se cobra é a realização de ações mais intensas para cadastrar os quase dois milhões de eleitores da capital.
Em julho, segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, dos 1.943.640 eleitores, somente 418.725 tinham feito a biometria digital. Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de realizar cadastro em benefícios sociais (Bolsa Família), emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outras restrições (art. 7º do Código Eleitoral).