Connect with us

SEMPRE ATUAL

COLUNA SEMPRE ATUAL – Por Adilson Fonsêca

Published

on

Briga por terra

 

Não se trata de nenhuma briga envolvendo os integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) com fazendeiros do agronegócio, apesar de envolver os partidos Democratas (DEM) e dos Trabalhadores (PT). Mas sim dos prefeitos ACM Neto, de Salvador, com Moema Gramacho (Lauro de Freitas), numa disputa fronteiriça entre os dois municípios. Em jogo a disputa pelo bairro de Itinga, dividido ao meio entre as duas cidades,  e que tem sido o pivô na briga, que agora ganha um molho a mais por causa das eleições de 2018.

 

Os motes de campanha

 

Segurança, mobilidade urbana, saúde e economia deverão ser os quatro pilares das campanhas ao governo do estado, tanto do prefeito ACM Neto, quanto do governador Rui Costa, que tenta a reeleição. Neto deve aproveitar a última pesquisa que apontou a Bahia como o estado mais violento do País, superando mesmo o Rio de Janeiro. E enfatizar a construção do primeiro hospital público da capital e a implantação de duas centenas de praças com equipamentos de academia em toda a cidade.

 

Já Rui costa deve enfatizar a implantação do metrô como a grande4 obra dói século na capital, a construção do sistema de policlínica no interior do Estado.

 

Fogo amigo

 

E por falar em campanha para 2018, o governador Rui Costa já manifestou sua insatisfação com o comportamento do deputado federal petista, Valmir Assunção, no recente episódio de violência no campo em Correntina, Oeste da Bahia. A invasão e destruição de uma fazenda do agronegócio, ao que se4 saiba,m regularizada do ponto de vista fundiário e ambiental pelo próprio estado, ganhou repercussão negativa no País, por causa das imagens de violências exibidas nas TVs em rede nacional.

 

Agindo rápido para debelar o fogo, o governador ordenou abertura de inquérito e reforçou o policiamento na região. Mas ao invés de receber apoio, ou pelo menos o silêncio, ouviu do deputado, que fez pronunciamento na Câmara Feder AL, apoio aos invasores, numa atitude contrária à prudência adotada pelo governo. Fogo amigo é isso.

Continue Reading

EMPREENDER SEMPRE por Patrícia Lane

Live no Instagram para você, que deseja empreender com SUCESSO | @patricialaneoficial

Published

on

By

Continue Reading

DESTAQUE

Coluna Sempre Atual Por Adilson Fonsêca

Published

on

By

Sem pausa
O acirramento da disputa entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) cada vez fica mais evidente e nem mesmo o Carnaval parece arrefecer os ânimos entre os dois grupos polítticos.
Recentemente ao anunciar as atrações do carnaval deste ano, o prefeito ACM Neto fez questão de esclarecer que a banda Baiana System iria participar da festa, só que no Furdunço, um p´ré carnaval q​eu acontece no domingo, no circuito Barra-Ondina, logo após a Festa de Iemanjá. Esclareceu o prefeito que para os demais dias de carnaval, mesmo convidada, a banda alegou que estava com agenda cheia e por isso não poderia participar.
No dia seguinte, o governo do Estado anunciou que a Baiana System vai participar de três dias da festa, com patrocínio do Estado. Vale lembrar que a banda foi a mesma que no ano passado protagonizou cenas políticas que levaram ao protesto dos organizadores municipais do carnaval de Salvador, com apelações políticas favoráveis à ex-presidente Dilma e ao PT e acusando os demais de “golpístas”.
************************
Ainda o Carnaval
E por falar na maior festa de rua do planeta,l este ano a Prefeitura fez um golaço ao anunciar que o Circuito Osmar (Campo Grande), o mais tradicional de Salvador vai ter de voltas atrações de peso e com bloco pipoca, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Cláudia Leite, além de novidades que servirão para diferenciar o carnaval de Salvador das demais regiões do País, como palcos para reggae, rock e até mesmo música clássica. Isso sem falar no Carnaval Náutico, com um palco flutuante na Baía de Todos os Santos

******************
(In)Definição
Não só o prefeito ACM Neto se mantém indeciso, inclusive se sai ou não candidato, apesar de todos saberem que sim. Mas o governador Rui Costa também vai esperar para depois do carnaval para bater o martelo sobre a composição da chapa que vai disputar a reeleição.
Teve gente fazendo de tudo para estar ao lado dos dois durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, mas escorregadios, Neto e Ruy desconversaram e jogaram para frente as definições de quem será quem. Do lado de Ruy, Coronel, Lídice e Otto se engalfinham para saber quem vai para o Senado. Do lado de Neto, Cacá Leão, deputado federal pelo PP, tenta arrastar o pai, o vice-governador João Leão, para compor com a chama do DEM

**********************
Sacramento sacramentou
Depois que foi alijada da chapa de Neto, na reeleição para a prefeitura de Salvador, cedendo, por força, o lugar para o atual vice, Bruno reis, Célia Sacramento (PV) sacramentou de vez a sua oposição ao prefeito. E soltou o verbo contra o líder do DEM, afirmando que ele foi quem mais perdeu com a sua saída da base. Diz que não existe rancor, mas deixa claro que parta o ninho do DEM não volta mais.

***********************
Será?
E quem está “bombando”, num típico linguajar baianês é o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinôco. Além dos números positivos mostrando o crescimento do turismo na cidade, o carnaval dá mostras de que vai ser um dos melhores das últimas décadas. Com isso Salvador se projeta ainda mais no cenário turístico nacional e a cidade retoma o posto de melhor e maior destino do turismo no Nordeste e um dos principais no País.
Será que ele se segura no cargo ou vai aproveitar a maré alta para alçar vôos maiores, na Assembléia ou na Câmara Federal?.

Continue Reading

DESTAQUE

Coluna Sempre Atual Por Adilson Fonsêca

Published

on

By

Termômetro

Durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, o prefeito ACM Neto disse que a sua candidatura ao governo do estado vai depender da percepção da temperatura do povo. Em outras palavras, se haverá ou não receptividade para tal.
Pelo que se viu nas ruas, essa temperatura está bastante alta em Salvador e ele pode sair tranquilamente candidato. O dilema é que a Lavagem do Bonfim, mesmo sendo a maior festa popular da Bahia, só perdendo para o Carnaval só acontece em Salvador. No interior não há Lavagem. E aí é que está o dilema de saber se a mesma temperatura de Salvador será a mesma nos demais 416 municípios baianos.
*************************

Termômetro I

Numa situação oposta, o governador Rui Costa, candidato á reeleição, também avalia a situação no interior, mas dessa vez do ponto de vista da sua base aliada, para saber quais deputados e prefeitos vão marchar ao seu lado. E por isso mesmo retoma o périplo pelo interior inaugurando e lançando obras, mas principalmente para ampliar o apoio.

**********************
Sem empolgação
Quem pareceu que ficou meio deslocado no meio da multidão da Lavagem do Bonfim foram, os sindicatos e movimentos sociais, entre os quais o MST, que resolveu apostar nos números das últimas eleições, onde o Partido dos Trabalhadores sempre foi majoritário na Bahia, para apoiar uma campanha pela absolvição do ex-presidente Lula, que será julgado pela Justiça Federal no próximo dia 24.
O locutor do carro de som tentava empolgar principalmente os integrantes do MST com gritos de apoio a Lula, mas estes pareciam alheios e mais atentos aos ritmos das inúmeras charangas ao longo do cortejo. Para evitar maiores constrangimentos, a solução foi substituir o apelo insistente do locutor pelo Hino ao Senhor do Bonfim.

***************************
Biometria
Enquanto milhares de baianos faziam a festa da Lavagem do Bonfim, numa penitência festiva de oito quilômetros de caminhada, outros milhares de eleitores faziam uma penitência muito mais dolorosa e sem nenhum tipo de festa: as filas dos postos de atendimento para fazer o cadastro biométrico eleitoral. O prazo termina em 20 dias e mais de meio milhão de eleitores da capital ainda não se cadastraram.
Entre humilhações, pessoas dormindo de um dia para outro para tentar assegurar o atendimento, as denúncias de que as senhas estão sendo comercializadas. Existem até denúncias de que essas senhas podem ser encontradas em sites da internet.

********************
Novela sem fim
Nomeia, não nomeia. Recorre, não recorre. E a novela da efetivação ou não da nova ministra do trabalho, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, o delator de Lula no Mensalão, parece que não tem fim.
Como quase tudo no setor público, vai esticando, sofrendo emendas, aditivos e quando concluir a peça da obra, vai ter um custo mais do que dobrado da previsão inicial. Para melhor ou para pior. É esperar.

Continue Reading

Cultura